Dilma Rousseff treina “lulês”e muda sua agenda

“Dilminha paz e amor”, a candidata do PT ao Palácio do Planalto vai adotar agenda mais popul

“Dilminha paz e amor | D
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Ministra tem obedecido a pedidos de marqueteiro para mudar sua imagem.Com temperamento forte e fama de ?durona?, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, ensaia novo passo na coreografia para 2010. Na versão ?Dilminha paz e amor?, a candidata do PT ao Palácio do Planalto vai adotar agenda mais popular nos fins de semana, a partir deste mês, e já está treinando o ?lulês?, como ficou conhecida a linguagem coloquial usada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seus discursos.

Dilma substituiu o tradicional ?senhores e senhoras? por ?companheiros e companheiras?, esforça-se por traduzir os números do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para o cotidiano da população e vira e mexe recorre ao bordão que os brasileiros não se cansam de ouvir na boca do presidente, como ?nunca antes neste país?.

Na tentativa de se aproximar do público feminino, a ministra também aprendeu a bater na tecla do preconceito contra a mulher e abusa da retórica sobre o ?aconchego do lar? quando apresenta o programa Minha Casa, Minha Vida, que usará como plataforma de campanha. A ?família? é personagem constante nos discursos de Lula, mas até mesmos petistas observam que Dilma não tem a mesma espontaneidade ao falar da vida real.

?Dilminha?

A estratégia criada sob medida para produzir uma espécie de simbiose entre Lula e Dilma nos palanques já virou motivo de brincadeira no grupo de conselheiros da ministra, que se reúne semanalmente para traçar diretrizes políticas.

Bem-humorados, eles chegaram a bolar um slogan rimado, que dá o tom da propaganda a ser feita pelo presidente nos comícios de 2010: ?vote na Dilminha, a sua candidata e a minha.? Lula a chama mesmo de ?Dilminha?, mas foi o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, quem primeiro adotou o apelido na Esplanada. ?Não fala assim comigo que eu gamo, Dilminha?, dizia ele, em público, toda vez que a chefe da Casa Civil ameaçava lhe dar uma bronca federal.

Contar até dez

Aluna aplicada do marqueteiro João Santana, Dilma faz media training para enfrentar o batalhão de jornalistas que a entrevista. A ordem do Planalto para a ministra, conhecida como ?pavio curto?, é contar até dez e respirar fundo antes de responder a perguntas incômodas.

Sob a orientação de Santana, Dilma também reformulou o guarda-roupa, adotou lentes de contato ainda no ano passado e hoje usa uma cor para cada ocasião. Capricha no vermelho em cerimônias do PT, recorre a cores mais sóbrias em solenidades com empresários, religiosos e políticos e prefere tons mais claros, como o verde, no contato nas ruas com o povo.

A força-tarefa para suavizar a imagem da gerente do governo é monitorada por pesquisas. Levantamentos em poder de Lula indicam que sua candidata ainda é pouco conhecida pelo eleitorado de baixa renda e não tem votos suficientes entre o público feminino. A cúpula do PT já encomendou nova sondagem para verificar se a situação mudou depois que o presidente levou a ministra a tiracolo, no mês passado, em caravana de três dias pelas obras de transposição do Rio São Francisco.

Camadas mais carentes

É com base no diagnóstico de desconhecimento nas camadas mais carentes da população que o comando da pré-campanha de Dilma está atuando. O foco é exibir a candidata como mulher competente e simpática, que, como Lula, também fala a linguagem do povo. ?Aquilo que dizem ser defeito pode virar virtude?, afirma o deputado João Paulo Cunha (SP). ?Tudo depende da forma como uma característica é tratada.? Integrante do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT, Cunha contou que o estereótipo de ?durona?, colado em Dilma, será apresentado na propaganda eleitoral como capacidade de comando e gerenciamento.

Sorridente, Dilma agradeceu a equipe que preparou o jantar, beijou a cozinheira, acenou para garçons e tirou fotos. ?Ela superou as expectativas: conversou com muita naturalidade e todos a acharam superlegal?, descreveu Negromonte, ao lembrar que a chefe da Casa Civil segue os passos de Lula. ?Não é feio copiar coisa boa?, arrematou. Com o mote ?O Brasil no rumo certo?, o programa de TV que o PT vai pôr no ar, em 10 de dezembro, também adicionará o ingrediente da simpatia à imagem da ministra. Sempre ao lado de Lula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES