Dilma Rousseff troca titulares de Agricultura, Aviação Civil e Trabalho

Em tratamento contra um câncer, Mendes Ribeiro Filho deixa o governo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No comando de cinco ministérios do governo Dilma Rousseff, o PMDB recebeu nesta sexta-feira o comando de mais uma pasta: a Secretaria de Aviação Civil (SAC). Até então controlada pelo técnico Wagner Bittencourt (sem partido), a SAC é a fatura que Dilma paga em troca do apoio dos peemedebistas à eleição de Fernando Haddad para o governo de São Paulo. Mais do que isso, é uma forma de garantir o partido no palanque presidencial do ano que vem.

O PMDB, maior agremiação da base de sustentação do governo, não só ganhou o controle do ministério, como também protagoniza uma verdadeira dança das cadeiras na Esplanada. Quem substitui Wagner Bittencourt é o já ministro Moreira Franco (PMDB-RJ), que estava no controle da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE).

Para o lugar de Moreira Franco era esperada a nomeação de Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), que estava no Ministério da Agricultura. Ciente de que a troca de ministérios significa politicamente um rebaixamento, dadas as atribuições e orçamento das duas pastas, Mendes Ribeiro deve reassumir o mandato de deputado federal. Quem irá assumir a SAE, pelo menos interinamente, será o secretário-executivo da pasta, Roger Leal.

Estreando no governo, o deputado Antônio Andrade (PMDB-MG) foi nomeado pela presidente para comandar o Ministério da Agricultura. Andrade foi indicado pelo diretório mineiro da legenda e servirá para garantir palanque à presidente Dilma e ao ministro Fernando Pimentel, virtual candidato ao governo de em Minas Gerais.

?A presidenta Dilma Rousseff agradeceu a dedicação, o empenho e os inestimáveis serviços prestados pelos ministros Mendes Ribeiro, Brizola Neto e Wagner Bittencourt em suas área?, informa a nota da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. ?A presidenta deseja bom trabalho a Antônio Andrade, Manoel Dias e Moreira Franco nas importantes missões que passarão a desempenhar?, completa o texto.

As mudanças envolvendo o PMDB foram negociadas diretamente entre a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente, o peemedebista Michel Temer. O anúncio das mudanças é mais um passo da reforma ministerial executada nesta sexta-feira. A primeira troca anunciada foi no Ministério do Trabalho, que continua no comando do PDT. Saiu Brizola Neto e entrou Manoel Dias, nome indicado pelo ex-ministro Carlos Lupi, demitido na chamada "faxina ética" promovida por Dilma no primeiro ano de mandato.

Ainda é esperada a inclusão do PSD no governo federal. Está reservada ao partido a Secretaria de Micro e Pequena Empresa, que já foi aprovada pelo Congresso Nacional e espera sanção presidencial para sair do papel.

A cerimônia das posses dos novos ministros ocorrerá neste sábado pela manhã. Na segunda-feira, Dilma estará em Roma, onde participa da posse do argentino papa Francisco no Vaticano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES