Dilma vai reiterar pedido de reforma em conselho da ONU

Dilma chega aos EUA no domingo (8) e volta ao Brasil na terça-feira (10).

O embaixador Tovar Nunes responde a perguntas pelo Twitter | Divulgação / MRE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff vai "reiterar o compromisso" do Brasil em relação à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) na viagem que fará aos Estados Unidos, informou nesta quinta (5) o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Tovar Nunes.

Ele respondeu na tarde desta quinta a perguntas sobre a viagem da presidente no perfil oficial da pasta no microblog Twitter.

"Nessa visita, queremos reiterar o compromisso comum com a reforma do CSNU [Conselho de Seguranças das Nações Unidas], dotando-o de mais legitimidade e eficácia", disse o embaixador. O Brasil pleiteia uma vaga de membro permanente do conselho.

A viagem da presidente aos EUA começa no domingo (8). Na segunda-feira, ela se reúne com o presidente americano Barack Obama e empresários brasileiros e americanos no chamado Fórum Brasil-EUA de Altos Empresários, que reúne CEOs de ambos os países.

A viagem ? primeira ao país desde que Dilma se tornou presidente ? ocorre pouco mais de um ano após a vinda de Obama ao Brasil, em março de 2011.

Na ocasião, o norte-americano veio acompanhado da família e visitou Brasília e o Rio de Janeiro. Dilma tem retorno previsto ao Brasil na terça-feira (10).

Comércio exterior

De acordo com o porta-voz do Itamaraty, Brasil e Estados Unidos negociam "entendimentos" nas áreas de aviação e comunicações.

Nunes informou que os EUA reconhecerão a cachaça como produto tipicamente brasileiro, o que, segundo ele, deve facilitar a exportação do produto ao país.

O embaixador disse também que o Brasil monitora os debates sobre a nova legislação americana para a agricultura. "O Brasil acompanha atentamente a discussão da nova lei agrícola nos EUA, que pode impactar as exportações brasileiras", afirmou.

Comércio exterior e a economia mundial terão destaque na pauta da viagem. Dilma deverá levar aos EUA o discurso que vem reiterando sobre a crise internacional. Ela chegou a chamar de ?tsunami monetário" as políticas de proteção dos países ricos, que injetam dólares em diversos mercados e reduzem a cotação do dólar frente às moedas locais. Com isso, as exportações ficam prejudicadas, o que tem acontecido no Brasil.

A integração nas discussões sobre a crise econômica será assunto do encontro com Obama. "A crise econômica internacional e coordenação Brasil-EUA no G-20 terão destaque na conversa entre os Presidentes", disse Nunes.

O porta-voz comentou ainda a eleição para a presidência do Banco Mundial. Nesta quinta-feira, o ministro Guido Mantega recebeu um dos candidatos a presidente da instituição, o coreano Jim Yong Kim, que tem o apoio dos Estados Unidos. "O Brasil defende que a escolha do próximo presidente seja feita com base em competência e experiência", disse Nunes.

Sobre a questão dos vistos para a entrada de brasileiros nos Estados Unidos, o porta-voz lembrou que imigração é um assunto interno de cada país, mas lembrou que os dois países têm trabalhado em uma maior aproximação. "O cronograma do processo que pode levar à isenção de visto para brasileiros cabe, contudo, aos EUA", afirmou Nunes.

Perguntado sobre a questão de Guantánamo, o embaixador lembrou que existem diálogos bilaterais sobre direitos humanos, mas afirmou que o tema da prisão americana em Cuba não será especificamente tratado. "Não está previsto que a questão de Guantánamo seja singularizada na reunião", informou.

Por outro lado, o embaixador deixou clara a posição do Brasil sobre a participação de Cuba na próxima Cúpula das Américas, que ocorre nos dias 14 e 15 de abril. "A posição do Brasil é a de que esta deve ser a última Cúpula das Américas sem Cuba", defendeu.

A abordagem da questão entre Palestina e Israel, no entanto, não foi detalhada. "As legítimas aspirações do povo palestino e a segurança de Israel são preocupações constantes do Brasil".

Cooperação científica

Na segunda-feira, a presidente seguirá para Boston, onde se encontrará com as duas mulheres que comandam a Universidade de Harvard e o Massachusetts Institute of Technology (MIT). Na cidade, ela se reunirá também com universitários brasileiros e com o governador de Massachusetts, além de discursar na Kennedy School of Government.

As reuniões em Boston indicam um dos focos da viagem: a cooperação científica. Segundo o embaixador, o Brasil quer manter o diálogo de alto nível com os EUA, e buscar uma "maior cooperação em ciência, tecnologia e inovação".

Também está prevista a assinatura de um convênio entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e a Smithsonian Institution para treinamento de profissionais na área de museus.

Outro dos objetivos da viagem é a negociação de bolsas para o programa federal brasileiro de incentivo a intercâmbio acadêmico, Ciência sem Fronteiras. O governo pretende conceder mais de 100 mil bolsas de graduação, mestrado e doutorado a estudantes brasileiros até 2015.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES