Dinheiro apreendido por corrupção vá para o Fundo de Direitos Difusos

Projeto de lei teve como relator o deputado Merlong Solano (PT).

Avalie a matéria:
Deputado Merlong Solano | Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que destina recursos oriundos de apreensões e condenações judiciais por crimes de corrupção para o Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD). A proposta estabelece ainda que seja dada transparência, em forma de dados abertos, na divulgação de informações sobre a arrecadação e a aplicação do dinheiro depositado no fundo.

Projeto foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator Merlong Solano (Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

O projeto de lei é de autoria do deputado Vinícius Gurgel (PL-AP) e foi aprovado na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Merlong Solano (PT). Ao defender a aprovação do projeto, o parlamentar destacou a importância da divulgação das ações governamentais como forma de incentivar o controle social. “Muitos brasileiros sequer sabem da existência deste fundo. Por isso a importância da ampla divulgação das ações governamentais. A transparência é indispensável, tanto para que a população conheça o FDD, quanto para que tenha condições de fiscalizar o uso dos recursos públicos”, disse Merlong.

O Fundo de Defesa de Direitos Difusos é gerido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública e destinado à reparação de prejuízos coletivos, como a degradação do meio ambiente, crimes contra o patrimônio histórico e danos a consumidores. O texto aprovado na Câmara insere dispositivos na Lei da Ação Civil Pública e na lei que criou o Conselho Federal Gestor do FDD. A matéria tramita em caráter conclusivo.  (Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES