Discurso de Obama de incentivo ao estudo gera polêmica nos EUA

Obama irá a uma escola do Estado da Virgínia, perto de Washington, falar com alunos

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

 O discurso que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pronunciará na terça-feira (8), começo do ano letivo americano, está sendo atacado por opositores republicanos, que o acusam de perseguir uma agenda política.

Obama irá a uma escola do Estado da Virgínia, perto de Washington, falar com alunos em um pronunciamento que será transmitido ao vivo através da site da Casa Branca. O objetivo de Obama é, segundo a Casa Branca, encorajar os mais jovens a continuar seus estudos e a buscar uma educação superior, mas alguns conservadores dizem que o evento tem teor político, e sustentam que o presidente quer doutrinar os jovens.

A controvérsia fez com que diversas escolas em diferentes Estados do país, como Texas, Illinois, Minnesota, Missouri, Virgínia e Wisconsin, tenham decidido não mostrar o discurso a seus estudantes. Outras ainda estão considerando o que fazer, e deram a opção aos pais de decidir se querem que os filhos o assistam ou não.

"No que se refere a mim, não se trata de educação cívica, mas aparenta um culto à personalidade", disse aos meios de comunicação, nesta semana, o senador Steve Russell, de Oklahoma. "Isto é algo que se espera ver na Coreia do Norte ou no Iraque de Saddam Hussein", completou. Os críticos conseguiram fazer com que a Casa Branca mudasse alguns pontos do discurso, entre eles uma "tarefa" que o presidente pediria às crianças, para que "escrevessem cartas dirigidas a si mesmos perguntando o que poderiam fazer para ajudar o presidente".

Após a revisão, o texto agora pede que escrevam "cartas dirigidas a si mesmos sobre como podem alcançar seus objetivos educativos a curto e médio prazo". A Casa Branca planeja colocar o discurso na íntegra em seu site, na segunda-feira (7), para que os pais possam lê-lo antes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES