Divórcio não precisa mais de separação judicial, decide STF por unanimidade

Ministros concordaram que o divórcio pode ocorrer diretamente, sem a necessidade de separação por tempo mínimo

Divórcio não precisa mais de separação judicial, decide STF por unanimidade | Pixabay
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quarta-feira (8), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram de forma unânime que a separação judicial não é mais um requisito prévio necessário para que casais possam se divorciar. Essa decisão do STF fundamenta-se em uma alteração constitucional realizada em 2010, que passou a reconhecer o divórcio como meio legal para a dissolução do vínculo matrimonial.

Com isso, os ministros estabeleceram que "a separação judicial não é mais requisito para o divórcio, nem subsiste como figura autônoma". Determinaram que "preserva-se o estado civil das pessoas que estão separadas judicialmente".

A posição do relator, ministro Luiz Fux, prevaleceu, destacando que, conforme sua visão, o divórcio pode ocorrer de forma direta, sem a necessidade de etapas prévias ou de um período mínimo de matrimônio antes do término do vínculo conjugal. Em decisão unânime, os ministros também determinaram que a separação judicial não será mantida como um mecanismo autônomo na legislação brasileira.

Neste ponto, o placar foi de 7 votos a 3. Os ministros que discordaram argumentaram a favor da manutenção dessa modalidade como uma etapa a ser considerada pelos casais antes de uma decisão definitiva sobre o futuro da união. Os votos contrários vieram dos ministros Cristiano Zanin, Nunes Marques, André Mendonça, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, o decano Gilmar Mendes e o presidente Luís Roberto Barroso.

O caso foi reconhecido como tendo repercussão geral, o que significa que uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) irá guiar o tratamento de outras disputas judiciais semelhantes em instâncias inferiores. Ao reconhecer a repercussão geral, o ministro Luiz Fux, relator do caso, destacou que a alteração na Constituição resultou em interpretações e posições divergentes no âmbito judicial.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES