Divulgada mensagem de apoio de Dilma ao ex-presidente Lula

A chefe de Estado lembrou que ela mesma já foi submetida a quimioterapia.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A presidente Dilma Rousseff divulgou uma nota neste sábado afirmando que seu antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva, que foi diagnosticado com câncer de laringe, "vencerá" a doença, como aconteceu com ela quando foi tratada de um linfoma.

"Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura", afirmou Dilma sobre Lula, a quem transmitiu seu "carinho" e "a torcida de todo o povo brasileiro" por uma rápida recuperação.

A chefe de Estado lembrou que ela mesma foi submetida a quimioterapia para combater um câncer diagnosticado no sistema linfático. "Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", disse Dilma.

A presidente se referiu a Lula como "um líder, um símbolo e um exemplo para todos". "Como Presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", finaliza.

Os médicos que atendem Lula no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo disseram que o tumor, que teria entre dois e três centímetros, foi detectado em um estado preliminar e que é "perfeitamente curável".

Em função de alguns exames, a primeira sessão de quimioterapia seria realizada na próxima segunda-feira.

Lula, que fez 66 anos na última quinta-feira, "está bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatório", detalha a nota, assinada pelo médico Antonio Carlos Onofre de Lira, diretor do Hospital Sírio-Libanês Conforme o hospital, uma das recomendações imediatas dos médicos para Lula é parar definitivamente de fumar, um hábito que mantém há décadas e que, embora tenha reduzido, nunca largou.

Além de Dilma, diversos líderes políticos governistas e da oposição manifestaram seu apoio a Lula e sua esperança de uma pronta recuperação. O Partido dos Trabalhadores (PT), que Lula fundou em 1980, se uniu às manifestações de apoio ao ex-presidente e pediu a "toda a nação brasileira a enviar uma calorosa mensagem de confiança e de energia positiva ao ex-presidente Lula neste momento de dificuldade".

As mensagens de encorajamento também chegaram ao ex-presidente desde a XXI Cúpula Ibero-Americana, que termina neste sábado em Assunção. "Tomara que Lula possa vencer esta nova batalha como um grande lutador", disse o presidente do Equador, Rafael Correa, depois que o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, anunciou a notícia sobre a doença do líder brasileiro.

Lugo também recomendou aos chefes de Estado e do Governo dos países ibero-americanos que cuidem melhor de sua saúde. Ele foi diagnosticado em agosto de 2010 com um câncer linfático, recebeu tratamento no Brasil e Paraguai e diz já estar curado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES