Dos 35 prefeitos cassados no PI, 8 deixaram cargos

Só este ano já foram condenados pela Justiça Eleitoral 11 prefeitos no Estado.

TRE PI | Arquivo MN
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de prefeitos cassados por abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e corrupção eleitoral pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) desde as eleições municipais de 2008 não implicaram, necessariamente, no afastamento dos gestores municipais dos cargos. Com a aplicação de liminares e recursos, 27, dos 35 prefeitos que tiveram seus mandatos cassados neste período pela Corte, continuam dirigindo as Prefeituras.

Apesar do Ministério Público Eleitoral pedir a execução imediata das ações, o artigo 216 da legislação admite que os condenados permaneçam no cargo até o último recurso, julgado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Em Coronel José Dias o segundo colocado assumiu a cadeira, mas nos casos em que o vice também foi cassado e o gestor eleito conseguiu mais de 50% dos votos, foram determinadas novas eleições. Até o momento, os municípios de Francinópolis, Baixa Grande do Ribeiro, Barras, Pimenteiras e São Pedro do Piauí já escolheram os novos prefeitos.

Só este ano já foram condenados pela Justiça Eleitoral 11 prefeitos no Estado. A quantidade de cassações ainda pode aumentar, já que pelo menos 39 prefeitos e vereadores respondem à Ações de Impugnação de Mandato Eletivo ? AIMEs no TRE-PI. Pelo menos 10 gestores cassados permanecem no cargo através de decisões do TSE. É o caso dos prefeitos dos municípios de Campo Maior, Luzilândia, Bertolínea, Pau D?arco e Barreiras do Piauí, por exemplo.

Entre os que seguem no comando das Prefeituras por decisão do próprio TRE-PI, estão os das cidades de Cristalândia, Flores do Piauí, Pedro II, Alagoinha, Canto do Buriti, São Miguel do Fidalgo, Santa Cruz dos Milagres, Guaribas e José de Freitas.

Amanhã as cidades de Nossa Senhora dos Remédios e Isaías Coelho, escolherão os novos gestores municipais. Já os municípios de Dom Expedido Lopes, Bertolínea, Campo Maior, Anísio de Abreu, Caracol e Luzilândia ainda aguardam a apreciação dos recursos judiciais antes que sejam marcadas as datas dos pleitos suplementares. (S.B.)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES