Doses da Pfizer serão usadas no grupo de 55 a 59 anos em Teresina

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). | Tânia Rego
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diante da expectativa que as primeiras doses da Pfizer para Teresina cheguem no próximo sábado (01), o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, sinalizou que os imunizantes deverão ser aplicados no grupo etário entre 55 e 59 anos de idade com comorbidades

Por conta das especificidades no armazenamento, as vacinas não poderão ser aplicadas nas unidades básicas de saúde (UBSs) e pelo sistema drive-thru; assim, a imunização ocorrerá em ambiente hospitalar. 

Ainda não foi encaminhado o informe técnico sobre a quantidade de doses dispostas à capital piauiense. Em todo o Brasil serão distribuídas 1 milhão. 

A remessa faz parte do acordo firmado entre o Ministério da Saúde e a farmacêutica em 19 de março, que totaliza 100 milhões de doses de vacinas até o final do terceiro trimestre de 2021. Essas primeiras doses foram produzidas na fábrica da Pfizer em Puurs, na Bélgica

A vacina da Pfizer possui registro para uso definitivo concedido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O imunizante pode ser aplicado em pessoas a partir de 16 anos de idade, em duas doses, com intervalo de 21 dias entre elas.

Vacina  da Pfizer será aplicada em pessoas com comorbidades em Teresina (Foto: Tânia Rego)

DISTRIBUIÇÃO E APLICAÇÃO

A logística de distribuição das vacinas da Pfizer/BioNTech organizada pelo Ministério da Saúde leva em conta as baixas temperaturas de refrigeração das doses, que chegarão ao Brasil armazenadas em caixas a uma temperatura de -70°C. 

Os estados vão receber as vacinas armazenadas entre -25°C e -15°C - elas podem ficar nesta faixa de temperatura por até 14 dias. Por conta disso, a distribuição desse lote inicial será feita em duas etapas: primeiramente, serão enviadas aos estados e Distrito Federal as vacinas destinadas para a primeira dose (500 mil). Uma semana depois, as Unidades Federativas receberão os lotes para segunda dose (500 mil), respeitando o intervalo de aplicação entre uma dose e outra.

Assim que os imunizantes chegarem nas salas de vacinação, na rede de frio nacional (+2°C a +8°C), a aplicação na população deve ocorrer em até cinco dias. Devido ao curto espaço de tempo, o Ministério da Saúde está orientando, para essa primeira remessa, que a vacinação com as doses da Pfizer fique restrita às capitais e, se possível, ocorra em unidades de saúde que possuam câmaras refrigeradas cadastradas na Anvisa.

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES