Edilene Lobo é a primeira ministra negra na história do TSE

A cerimônia de posse foi realizada de maneira concisa no gabinete do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.

Advogada Edilene Lobo assume como ministra no TSE | Antônio Augusto/TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A advogada Edilene Lobo assumiu nesta terça-feira, 8, o cargo de ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Essa nomeação é histórica, uma vez que Edilene Lobo se tornou a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira no referido tribunal. A cerimônia de posse foi realizada de maneira concisa no gabinete do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, como é habitual em casos de posse de substitutos.

A ministra Edilene Lobo conquistou essa posição após ser indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para integrar o TSE. Seus méritos acadêmicos incluem um doutorado em direito pela PUC Minas e um mestrado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Durante a cerimônia, o ministro Alexandre de Moraes ressaltou a importância histórica dessa nomeação. Ele afirmou: "É uma grande honra dar posse à primeira ministra negra da história do TSE. Nós conhecemos a competência, a inteligência e o trabalho de Edilene. Hoje, ela se torna um símbolo de respeito à mulher negra."

O nome de Edilene Lobo constava na lista apresentada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) ao presidente Lula para consideração ao cargo. A referida lista também incluía as advogadas Daniela Borges, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Bahia, e Marilda Silveira, especializada em assuntos eleitorais em Brasília.

Conforme a Constituição, é responsabilidade do presidente da República nomear os advogados que compõem o TSE. O tribunal é composto por sete ministros, sendo três oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados reconhecidos pelo seu profundo conhecimento jurídico, juntamente com seus respectivos substitutos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES