Edson Fachin vota para condenar Collor a 33 anos em caso da Lava Jato

Fachin é o relator de uma ação que acusa Collor de ter recebido propina no valor de R$ 29,9 milhões da BR Distribuidora.

Avalie a matéria:
Edson Fachin vota para condenar Collor a 33 anos em caso da Lava Jato | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), emitiu seu voto nesta quarta-feira (17/5) condenando o ex-senador e ex-presidente Fernando Collor de Mello. Fachin é o relator de uma ação que acusa Collor de ter recebido propina no valor de R$ 29,9 milhões da BR Distribuidora.

Em seu relatório, o ministro afirmou que existem provas suficientes para comprovar a prática criminosa e propôs uma pena de 33 anos de prisão. Collor foi investigado como parte dos desdobramentos da Operação Lava-Jato e enfrenta acusações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e participação em organização criminosa.

De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), Collor teria recebido os pagamentos ilícitos entre os anos de 2010 e 2014, período em que ele havia indicado dois diretores para a BR Distribuidora. A PGR solicitou uma condenação de 22 anos de prisão para o ex-senador.

Durante o julgamento, o ministro Fachin propôs uma pena de 33 anos de prisão. Após o seu voto, os demais ministros também se manifestarão sobre o caso. Para que haja uma condenação, é necessário que pelo menos seis dos 10 ministros presentes no plenário concordem com o entendimento do relator. Vale ressaltar que, devido à idade de Collor (mais de 70 anos), ele tem o direito de ter sua pena reduzida pela metade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES