Eduardo Appio recorre ao CNJ para retornar à 13ª Vara Federal de Curitiba

Juiz pede a retomada de seu cargo e uma auditoria na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Juiz recorreu ao CNJ e pede volta à 13ª Vara Federal de Curitiba | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Afastado de suas funções de o dia 22 de maio, por decisão da Corte Especial administrativa do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o juiz Eduardo Appio, da 13ª Vara Federal de Curitiba, recorreu ao Conselho Nacional de Justiça, solicitando a retomada de seu cargo e uma auditoria na 13ª Vara Federal de Curitiba. Ele foi afastado por representação de desembargador que é pai de sócio de Sérgio Moro.

Os advogados de Appio, Pedro Serrano, Rafael Valim e Walfrido Warde, representaram o magistrado e enviaram os pedidos ao CNJ. A decisão de afastamento foi provocada por uma representação feita pelo desembargador Marcelo Malucelli, do TRF-4. Vale ressaltar que Malucelli é pai do advogado João Eduardo Malucelli, que é sócio do ex-juiz Sergio Moro em um escritório de advocacia.

Em abril, o desembargador restabeleceu uma decisão que determinava a prisão preventiva do advogado Rodrigo Tacla Duran, mesmo após o Supremo Tribunal Federal suspender as ações penais contra ele. Na época, havia expectativas de que Duran apresentasse provas contra Sérgio Moro e o ex-procurador Deltan Dallagnol.

Appio assumiu a titularidade da 13ª Vara Federal de Curitiba em fevereiro deste ano, com o objetivo de ressignificar o legado da "lava jato". Em uma de suas primeiras sentenças, ele absolveu o empresário Raul Schmidt Felippe Júnior das acusações de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, declarando a nulidade da quebra de sigilo bancário realizada pelo Ministério Público Federal sem autorização judicial.

Como um dos últimos atos em seu comando, o juiz determinou a instauração de um inquérito para investigar a instalação de um grampo ilegal na cela do doleiro Alberto Youssef na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES