'Educação não é privilégio para rico, é direito de todos', afirma presidente Lula

Presidente inaugurou o IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada, no Rio de Janeiro

'Educação não é privilégio para rico, é direito de todos', afirma presidente Lula | Foto: Ricardo Stuckert / PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira (2), durante a inauguração do IMPA Tech, o primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou que a educação não deve ser um privilégio para os ricos, mas sim um direito de todos. 

"Educação não é privilégio para rico, educação é direito de todos. E educação não é gasto, é investimento. E o Estado precisa assumir responsabilidades", afirmou Lula. "A escola é uma garantia, não só para quem está estudando, mas para que o pai e a mãe saibam que os filhos deles estão sendo cuidados, que vão se tornar pessoas do bem, para construir uma nova família do bem", completou o presidente em outro momento de seu discurso.

RELEMBROU DADOS DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA: O petista lembrou dados relativos às olimpíadas de matemática. "Fizemos a primeira inscrição em escola pública em 2005. Naquele ano, se apresentaram 10 milhões de estudantes. No segundo ano, era ano eleitoral, não deixaram eu colocar nenhum papelzinho na frente da escola porque dizia que era uso eleitoral. Não fizemos propaganda. Em 2006, se inscreveram 14 milhões de crianças outra vez. Em 2007, se inscreveram 18 milhões de crianças. E hoje nós temos a maior olimpíada de matemática do mundo. Nem China, nem Rússia, nem Estados Unidos têm mais alunos do que nós na olimpíada de matemática." 

INAUGURAÇÃO NO RIO DE JANEIRO: Durante a cerimônia de inauguração de uma unidade do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) no Rio de Janeiro, Lula fez tais declarações. Esta iniciativa, fruto de uma parceria entre o governo federal e a prefeitura, marcou também a aula inaugural da primeira turma do curso de bacharelado em matemática da tecnologia e inovação.

GRADUAÇÃO TERÁ INVESTIMENTO FEDERAL: A graduação vai contar com investimentos federais de R$ 18,7 milhões no primeiro ano. Conforme o IMPA, a faculdade pretende capacitar os estudantes com uma formação teórica e prática sólida em matemática da tecnologia e inovação para ter sucesso no mercado de trabalho. Com quatro anos de duração, o bacharelado em matemática da tecnologia e inovação começa com um ciclo básico de um ano e meio. Em seguida, os alunos escolhem entre quatro ênfases: matemática, ciência da computação, ciência de dados e física.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES