Edvaldo Moura derruba liminar e eleição para o TCE será amanhã

Edvaldo afirmou ainda que a ausência de um membro na Corte de Contas provoca “grave lesão à ordem pública”.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Edvaldo Moura, derrubou liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública, Reinaldo Araújo Magalhães Dantas, que suspendeu a eleição para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aberta com a morte de Xavier Neto.

A decisão atende a recurso impetrado pela Procuradoria Geral do Legislativo. A mudança foi comunicada na tarde de ontem à Assembleia Legislativa e a Mesa Diretora marcou para amanhã, às 9h, em caráter excepcional, a eleição para o TCE.

O desembargador Edvaldo Moura argumentou em sua decisão que o juízo de primeiro grau "usurpou" competência do Supremo Tribunal Federal (STF) ao declarar a inconstitucionalidade do Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Piauí e da Constituição do Estado do Piauí.

Edvaldo afirmou ainda que a ausência de um membro na Corte de Contas provoca "grave lesão à ordem pública" tendo em vista a restrição à sete membros. "Como dispõe o art. 75 da Constituição Federal, esses colegiados são compostos por apenas sete membros. Considerando tão reduzido número, para que se verifique seu pleno funcionamento, é imprescindível que tal composição se encontre completa", argumentou Edvaldo.

O desembargador argumento que o processo de escolha não pode ser parado para a inserção do termo "notório" na questão do saber jurídico dos candidatos.

"Eventual incompatibilidade do candidato escolhido para o preenchimento do cargo de conselheiro com os requisitos constitucionais de habilitação ou nomeação desse candidato por autoridade tida por incompetente pode ser judicialmente questionada a posteriori", disse Edvaldo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES