Eleição 2014 terá 111 candidatos que são naturalizados brasileiros

Dentre os naturalizados, 77 disputam vagas nas Assembleias Legislativas e 30 buscam cadeiras na Câmara dos Deputados.

Avalie a matéria:
Gráfico | G1
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cento e onze políticos que não nasceram no Brasil mas adotaram o país como pátria vão disputar as eleições deste ano. São candidatos que se naturalizaram brasileiros. Além deles, há dois portugueses com igualdade de direitos e cinco estrangeiros com dupla nacionalidade no pleito, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Dentre os naturalizados, 77 disputam vagas nas Assembleias Legislativas e 30 buscam cadeiras na Câmara dos Deputados. Há ainda dois candidatos a deputado distrital, um a segundo suplente de senador e um a vice-governador. O PEN, com 21 naturalizados, o PSDB, com 14, e o PT, com 9, são os partidos que mais abrigam políticos não nascidos no Brasil.

Na ficha do TSE, alguns candidatos optam por colocar a cidade brasileira no campo do município de nascimento. Outros, no entanto, colocam sua cidade-mãe, como Castrovillari (Itália), Pucallpa (Peru), Haifa (Israel), Maldonado (Uuruguai) e Alexandria (Egito). Os naturalizados que eventualmente se elegerem deputados federais ou senadores não poderão exercer a presidência da Câmara e do Senado, segundo a legislação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES