Athur Lira e Ciro Nogueira dizem confiar nas urnas, mas fazem ressalvas

As falas foram feitas em um debate sobre o equilíbrio entre os poderes organizado pelo grupo de empresários Esfera Brasil

Lira e Ciro Nogueira dizem confiar nas urnas, mas fazem ressalvas | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

BRUNO B. SORAGGI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli elogiou a existência de um "centrão", criticou o excesso de judicialização da política no Brasil e afirmou, em evento nesta sexta-feira (19), que "é uma perda de tempo" discutir sobre a lisura das urnas eletrônicas.

Ele também disse que "não adianta ficar discutindo se vai ter golpe ou não". "Não vai ter! Temos Forças Armada que sabem muito bem o preço que pagaram quando ficaram no poder por muito tempo", argumentou.

As falas foram feitas em um debate sobre o equilíbrio entre os poderes organizado pelo grupo de empresários Esfera Brasil.

Lira e Ciro Nogueira dizem confiar nas urnas, mas fazem ressalvas - Imagem: Reprodução

O ministro Ciro Nogueira e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara, Arthur Lira, foram os outros participantes da mesa.

"Judicializamos muito nesse país. A própria política judicializa a política", afirmou Toffoli. "Fica parecendo que tudo no Brasil precisa ter um trânsito em julgado para acontecer."

Na conversa, os debatedores defenderam a independência e harmonia entre os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Pacheco também avaliou estar havendo fumaça onde não há fogo. "Estamos acostumados a criar crises que sequer existem", disse.

"Estamos vivendo uma democracia plena", afirmou Ciro Nogueira. "Hoje temos a direita, a esquerda, o centro. Antes não tínhamos o papel da direita, trazido pelo nosso presidente Jair Bolsonaro."

"Eu mesmo confio nas urnas brasileiras, no sistema eleitoral. Agora, acho que ela não é inviolável para sempre", seguiu o ministro.

Lira também se disse confiante nas urnas, mas apontou que o processo deve ser "transparente". "Se o processo é correto, e sabemos que é, então que seja transparência ao máximo", afirmou.

Em uma de suas falas, Toffoli traçou um panorama histórico das correntes políticas dos governos presidenciais até o atual, com Bolsonaro.

"Com os extremos [Bolsonaro] não teria condição de governabilidade, se aproximou do centro", disse.

"[Falam] como se o centrão fosse algo pejorativo ou maléfico. Ainda bem que temos um centrão, ou como chamarem, que distenciona e transita entre os extremos e que não prega ódio nem desavenças."

"Nós não podemos deixar o ódio e a intransigência entrar na nossa sociedade. Não podemos deixar acontecer aqui o que aconteceu na Argentina, onde não há dialogo", disse ainda Toffoli.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES