O governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Marcelo Freixo (PSB) estão tecnicamente empatados na corrida pelo Governo do Rio de Janeiro, segundo a pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (15), encomendada pela TV Globo. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro sob o protocolo Nº RJ-08527/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-03082/2022. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Castro tem 21% no primeiro turno e Freixo 17% para governo do Rio, diz Ipec (Foto: Reprodução)Castro tem 21% no primeiro turno e Freixo 17% para governo do Rio, diz Ipec (Foto: Reprodução)

O ex-governador Wilson Witzel sofreu impeachment no ano passado. Segundo o Tribunal de Justiça, ele está inelegível pelo prazo de cinco anos e não pode exercer qualquer função pública. O ex-governador tenta na Justiça recuperar os direitos políticos. O PMB afirma que ele está apto a se candidatar. O Tribunal Regional Eleitoral informou que vai analisar o caso a partir de agora, depois do registro da candidatura.

A pesquisa ouviu 1.200 pessoas entre os dias 12 a 14 de agosto em 37 cidades fluminenses.  O levantamento foi realizado antes do do término do prazo para os registros de candidaturas, encerrado às 19h desta segunda-feira (15).

Castro tem 21% no primeiro turno e Freixo 17% para governo do Rio, diz Ipec (Foto: Ipec)Castro tem 21% no primeiro turno e Freixo 17% para governo do Rio, diz Ipec (Foto: Ipec)

 

Pesquisa espontânea

  • Cláudio Castro (PL): 11%
  • Marcelo Freixo (PSB): 5%
  • Rodrigo Neves (PDT): 1%

Os outros candidatos não pontuaram.

Rejeição

O Ipec também avaliou a gestão atual do governador Cláudio Castro.

  • Ótima/boa: 22%
  • Regular: 40%
  • Ruim/Péssima: 26%
  • Não sabem avaliar: 12%