Debate Meio Norte: Candidatos apontam segurança como grande pauta

Candidatos destacaram as áreas essenciais como segurança, educação e saúde como grandes pautas.

Debate Meio Norte | Waldelúcio Barbosa
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos a deputado federal Evandro Hidd (PDT), Kleber Montezuma (PP) e Kleiton Holanda (PODEMOS) participaram do Debate Meio Norte, conduzido pelo jornalista Ieldyson Vasconcelos, no Programa Bom Dia Meio Norte, nesta quinta-feira, 25. O debate contou com o suporte jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

Os candidatos trouxeram suas propostas para a população e afirmaram que o debate é um espaço de excelência para apresentação de ideias. 

O verador Evandro Hidd disse que o principal mérito do debate é discutir o Piauí e Teresina, destacando os problemas e o que deve ser feito para melhorar a vida do cidadão. "Enquanto deputado queremos mostrar um jeito diferente de fazer política, trabalhando diretamente em favor das comunidades", disse.

O professor e economista Kleber Montezuma enalteceu o debate como um espaço para exposição de propostas. O professor, que já ocupou as secretarias municipais de Assistência Social, Urbanismo e Educação, defende a escola de tempo integral e de ensino profissionalizante.

Segundo debate entre candidatos a deputado federal (Waldelúcio Barbosa)

Policial penal, Kleiton Holanda aproveitou o debate para trazer à população as suas propostas. "O debate é um espaço de extrema importância", disse, declarando que entre suas pautas como candidato está, principalmente, a segurança pública e também a questão do desenvolvimento para gerar emprego e renda.

Candidato Evandro Hidd (Raissa Morais)

Evandro Hidd: Mobilidade urbana

O vereador Evandro Hidd disputa uma cadeira na Câmara Federal e afirmou que pretende trazer mais investimentos para segurança pública, pois considera inconcebível que em 2022 a população não possa sair às ruas por causa da violência.

Para o candidato, os policiais fazem trabalho excepcional, mas não são suficientes para prestar bons serviços e por isso defende mais concurso e contratação de policiais, delegados.

Na educação, o candidato disse que a tolerância é zero para os desvios nos recursos. Evandro garante que a educação é a ferramenta que permite a melhoria de vida da população e como pauta de seu mandato, caso seja eleito deputado federal, está a criação de programa para recuperar a educação, reforço escolar e implantação de mais escolas de tempo integral que une o ensino, o esporte, a cultura e o lazer. O candidato diz ser inconcebível a paralisação na educação por conta de uma greve ocasionada pela falta de reajuste do professor.

O candidato destacou o fortalecimento da educação para formação de uma mão de obra qualificada e especializada capaz de trabalhar nas indústrias e empresas que pretendem se instalar no Piauí. Além disso, para atrair investimentos privados para o estado, Evandro disse que vai trabalhar para melhoria de infraestrutura de modo a ter estradas e rodovias de qualidade para o escoamento da produção. "Vamos canalizar recursos para melhorar estradas, pois temos um estado rico, com agronegócio forte e um estado com potencial turístico. Precisamos melhorar as nossas vias para melhorar o escoamento e desenvolver o turismo", disse.

Candidato Kleber Eulálio (Raissa Morais)

Kleber Montezuma: Prioridade para educação

Postulante a uma cadeira na Câmara Federal, o professor e economista Kleber Montezuma destacou a educação como uma de suas principais pautas como deputado federal e citou que como secretário Municipal de Educação implantou mais de 30 escolas de tempo integral e tornou a educação de Teresina como a melhor das capitais do Brasil e falou que vai lutar para replicar o modelo educacional que adotou na capital piauiense em todo o Piauí. O professor criticou a falta de investimentos na educação hoje e lamentou o fato dos estudantes não poder contar com carga horária oficial, a falta de merenda escolar, livros.

Na segurança, o candidato disse que vai ter a oportunidade de legislar para mudar a legislação e também equipar a segurança pública e disse que no Piauí, da forma como a segurança está organizada, não interessa aos interesses da sociedade.

O candidato também falou que o estado não é industrializado por não ser atrativo para empresas. "Como economista e professor da Universidade é preciso apoiar os setores produtivos e para isso algumas são fundamentais como a educação para formar mão de obra qualificada para o setor produtivo. É preciso investir em tecnologia e ciência para colocar à disposição dos trabalhadores, melhorando também a infraestrutura em estrada e energia", disse.

Kleber Montezuma disse que o setor produtivo precisa de infraestrutura, por ser quem gera emprego e renda e impostos. "Vamos trabalhar para apoiar o governo Sílvio Mendes e fazer no Piauí o que não está sendo feito", diz. Ele criticou a atual gestão estadual, que tem atrapalhado a Universidade Estadual, que há 7 anos não tem uma biblioteca. 

Candidato Kleiton Holanda (Raissa Morais)

Kleiton Holanda: Investimento Segurança

Policial penal, o candidato do PODEMOS, Kleiton Holanda afirmou que a segurança está numa situação grave no Piauí e falou que o sistema de segurança pública está fracassado. Ele defendeu a estrturação maciça das polícias Mmilitar, Civil e Penal, as Guardas Municpal para trazer sossego para população. "Vamos trazer as ferramentas necessárias para que o profissional exercer o seu papel e fazer concursos públicos. Temos problemas até de turismo por questão de segurança e como candidato conseguirei verbas para que todas as áreas de segurança possa receber o seu material. Vou direcionar recursos para segurança, fiscalizando o emprego dos recursos", disse.

O candidato disse que o sistema penitenciário é vital, onde tudo se constrói e se descontrói no quesito de informação e daí defendeu equipamentos para o profssional desenvolver seu trabalho. "As facções criminosas querem reinar, mas o braço forte do estado irá dar a resposta quando eu for eleito deputado federal e trazer recurso para o Piauí", disse, enfatizando que vai acabar com as regalias dos criminosos e defendeu fortalecimento do Ministério Público, da Justiça.

Kleiton disse que a saúde do Piauí está na UTI e conta que que quando foi vítima foi bem tratado no Hospital Mariano, mas faltam ações efetivas no setor de saúde. "Recursos são importantes para aquisição de medicação e equipamentos. Estamos juntos para que o Piauí seja inovado em todos os seus aparatos públicos necessários. basta de situações vexatórias", disse.

Para o candidato, o Piauí é riquíssimo em potencial turístico e faltam estradas, rodovias e ferrovias que garantam mobilidade e incentivem o empreendedorismo. "Faltam também energia e água de qualidade e como deputado  federal vamos trabalhar por todas essas áreas", disse, destacando que se faz necessária uma mudança profunda na política.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES