Eduardo Leite (PSDB) é reeleito governador do Rio Grande do Sul

Ainda que tenha renunciado ao cargo em março de 2022, Leite foi considerado candidato à reeleição pela Justiça Eleitoral.

Eduardo Leite | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Eduardo Leite (PSDB) foi reeleito, neste domingo (30), governador do Rio Grande do Sul. A vitória sobre Onix Lorenzoni (PL) foi confirmada com 100% das urnas apuradas. Quando foi confirmada a eleição matematicamente, Leite tinha 56,35% e Onyx, 43,65% dos votos válidos.

Ainda que tenha renunciado ao cargo em março de 2022, Leite foi considerado candidato à reeleição pela Justiça Eleitoral. Isso significa que o político não poderá tentar outro mandato à frente do Palácio Piratini em 2026.

Ele reassume o cargo em 1º de janeiro de 2023.

Foto: Divulgação/Instagram

Quem é Eduardo Leite

Natural de Pelotas, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite tem 37 anos. Bacharel em direito, ele foi governador do Rio Grande do Sul entre 2019 e 2022.

Leite concorreu a vereador pelo PSDB em 2004, não sendo eleito. Quatro anos mais tarde, ele ocupou uma cadeira na Câmara Municipal de Pelotas. Em 2012, o político foi eleito prefeito do município, com 57,15% no segundo turno.

Leite não concorreu à reeleição em 2016 e, em 2018, foi eleito governador do estado. No segundo turno, o tucano derrotou o então governador José Ivo Sartori (MDB) com 53,62%. Em março de 2022, o político renunciou ao governo do estado, entregando o cargo para seu vice, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB).

Eduardo Leite é namorado de Thalis Bolzan e não tem filhos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES