Eleições 2018: 569 candidatos usam nome religioso nas urnas

As designações preferidas são ligadas a igrejas evangélicas.

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Seria a fé capaz de mover montanhas de votos? Ao menos 569 dos mais de 28 mil candidatos inscritos nesta eleição testarão essa hipótese.

É o montante, entre os que buscam cargos de deputados estadual e federal, Senado, governos e Presidência, que incorporou algum título religioso no nome de urna. Caso do deputado Pastor Marco Feliciano (Podemos-SP), em busca da segunda reeleição. Apresentar-se assim, “tal qual uma marca ou logotipo, de forma simples, remete o eleitor ao caráter do candidato”, diz.

As designações preferidas são ligadas a igrejas evangélicas, como pastor, irmão e missionário e suas inflexões femininas. Não que sejam tantas assim: mulheres são ainda mais raras nesse nicho: 24%, contra 30,7% no bloco total.

O levantamento feito pela Folha, aponta para um grupo com perfil bem distinto do quadro geral —um estrato mais masculino, mais velho e com menor grau de estudo. E também menos branco. Enquanto 52,67% do total de candidatos declararam ter essa cor, no quinhão religioso o percentual é de 36,73%.

Esse bloco espelha a atual bancada evangélica na Câmara. Também ela é menos diplomada, menos branca e mais nova do que a média de parlamentares. A idade média entre os 80 deputados que compõem a frente evangélica é de 50 anos; a do total da Casa, 54. Entre os candidatos de 2018, os que carregam nomenclatura religiosa têm, em média, 47,8 anos; a faixa etária geral fica em 49,7 anos.

Quase metade dos inscritos no pleito (que ainda podem ter a candidatura impugnada) possui ensino superior. Só 26,5% dos religiosos o têm.

Aspirantes à Câmara e às assembleias legislativas estaduais são maioria. Só oito concorrem ao Senado, entre eles o Pastor Everaldo (PSC-RJ), único presidenciável a ostentar o título religioso num pleito nacional —amealhou 0,75% dos votos na corrida de 2014.

A legenda com mais adeptos de nomes de fé é justamente o PSC de Everaldo: 12,8% do total. Em seguida vêm Patriota (do presidenciável Cabo Daciolo), PHS, PROS, PRTB e PRB, todos na casa dos 5%.

Em 2016, o PRB emplacou na Prefeitura do Rio Marcelo Crivella, sobrinho do líder da Igreja Universal, que tem na sigla seu braço político. No livro “Plano de Poder” (2008), Edir Macedo alerta para uma inércia “nociva” no eleitorado cristão, em parte por uma “interpretação errônea de que Deus fará tudo sem que a pessoa precise mover uma palha”.

“Maquiavel definiu [a política] como ‘a arte de governar e estabelecer o poder’ ('O Príncipe'). Sendo assim, do ponto de vista de Deus, com quem você acha que Ele desejaria que estivesse esse poder e domínio? Nas mãos de Seu povo ou não?”, o bispo escreveu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES