Eleições 2022: você sabe o que pode ou não no dia da votação?

Eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleitor deve ficar atento às proibições com relação ao dia de ir às urnas | José Cruz/Arquivo Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Faltam exatamente 50 dias para as Eleições 2022. E a Justiça Eleitoral  pensando no pleito que se aproxima, já começou a reforçar para o eleitor, principalmente para os que votam pela primeira vez, os procedimentos, ensinando o que o eleitor pode ou não fazer no dia da votação.

Para começar, o eleitor ou eleitora deve conferir onde fica a sua seção eleitoral. O endereço pode ser consultado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em seguida, antes de se dirigir ao local, o eleitor deve ter certeza de que leva consigo o título de eleitor – na versão digital pelo aplicativo e-Título ou em papel – e um documento oficial com foto – RG, CNH, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou, inclusive, carteiras emitidas por órgãos de classe como Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) etc.

Alguns detalhes devem ser observados no dia da votação-José Cruz Agência Brasil

Dia da votação

No dia da votação, o eleitor ou eleitora pode manifestar sua convicção política e ideológica, desde que isso seja feito de forma individual e silenciosa. Nada de aglomeração de pessoas uniformizadas nem portando algum identificador de candidato ou partido.

Também é proibido abordar, aliciar ou tentar persuadir as pessoas que estiverem indo votar.Outro alerta feito pela Justiça Eleitoral é para que a eleitora ou eleitor não leve celular nem câmera para a cabine de votação. Tirar fotos da urna e de votos não é permitido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES