Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Em 2021, apenas 12 partidos concentrarão todas Prefeituras do Piauí

Na eleição municipal passada 23 legendas haviam conquistado ao menos uma Prefeitura

Compartilhe

A fragmentação partidária no Piauí apresentou uma queda significativa no pleito municipal de 2020, isto porque há quatro anos 23 partidos tinham eleito pelo menos um prefeito nos 224 municípios do Estado. A partir de 2021, os entes piauienses serão governados por apenas 12 legendas. 

Deixaram de eleger representantes ao posto máximo do Poder Executivo municipal no Piauí nas eleições deste ano os partidos: PTC, PRTB, PROS, PV, PPL, PC do B, PT do B, PMN, PTN, PPS (agora Cidadania), PHS e Solidariedade. Todos haviam obtido o comando de um município no pleito passado. Dentre estes, legendas como o PTC e PPL foram duramente afetados pela cláusula de barreira, sofrendo assim uma migração em massa dos seus filiados para outras legendas, o movimento já era esperado e deve se fortalecer com o passar dos anos.

A queda na fragmentação partidária também se dá pelo aumento na concentração de Prefeituras por alguns legendas, como o Progressistas, que conquistou a administração de 84 municípios ante 40 na eleição de 2016; o PSD fez 40 Prefeituras e havia feito 26 na eleição municipal passada. O MDB é outro partido que elevou a concentração de comando de municípios.  


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar