Iris Rezende vence e se torna prefeito de Goiânia com 57,70%

Já seu oponente, Vanderlan (PSB), obteve 42,30% dos votos.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Iris Rezende (PMDB) foi eleito pela quarta vez prefeito de Goiânia neste domingo (30). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com 100% das urnas apuradas, ele recebeu 57,70% dos votos válidos (379.318), vencendo o seu oponente, Vanderlan (PSB), que obteve 42,30% dos votos (278.074). O peemedebista representa a Coligação Experiência e Confiança (PMDB, PRP, DEM, PDT, PRTB e PTC).

Iris Rezende tem 82 anos e nasceu em Cristianópolis, na região sul de Goiás. Em 1949, mudou-se com a família para Goiânia, onde começou sua militância política ainda na adolescência. Formou-se em direito na Universidade Federal de Goiás (UFG) e, um ano depois, em 1959, foi eleito vereador. Na época, o candidato com maior número de votos e mais jovem da história da capital, aos 25. Em 1962, foi eleito deputado estadual e, em 1965, assumiu a Prefeitura de Goiânia, mas foi cassado pela ditadura militar antes que o seu mandato chegasse ao fim.



Campanha


Ao longo da campanha para o 2º turno, os candidatos travaram uma verdadeira batalha nas propagandas eleitorais. Trocas de acusações, incluindo até mesmo personagens usados nas propagandas, ocorreram nas veiculações de ambos os postulantes. Eles tiveram propagandas suspensas e direitos de respostas.

Por conta de irregularidades em uma das campanhas, Iris Rezende foi condenado a pagar uma multa no valor de R$ 1,1 milhão. Segundo a juíza eleitoral Rozana Fernandes Camapum o peemedebista veiculou programas, sem identificar sua legenda, criticando o candidato adversário. Ainda cabe recurso da decisão.

Já Vanderlan e sua esposa, Izaura Cristina Cantanhede Peres Cardoso, foram condenados por improbidade administrativa por no meio da campanha para o 2º turno. Os autos remetem ao período entre 2005 e 2010, quando eram, respectivamente, prefeito e primeira-dama de Senador Canedo, na Região Metropolitana da capital. Segundo a decisão, o casal usufruiu de forma particular de um escritório de advocacia, contratado para prestar serviços ao município e que também foi condenado. A decisão também ainda cabe recurso.



Propostas


Durante a campanha, Iris Rezende afirmou que uma das suas metas, se eleito, é zerar o déficit de vagas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Segundo ele, serão construídos “tantos Cmeis quanto necessários”.

Além disso, ele afirmou que quer transformar o ensino fundamental em integral, com a implantação de 20 escolas que oferecerão 8 horas diárias de aulas. Segundo o candidato, serão disponibilizadas cerca de 15 mil vagas para estudantes de 6 a 14 anos.

Outra  proposta de Iris é a recuperação de mais de 3 mil quilômetros de vias. Ele afirmou na campanha que, já no primeiro ano de mandato, pretende começar o asfaltamento de todos os novos bairros habitados da capital.

O peemedebista garante, ainda, que vai investir na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e que tem como objetivo “transformar a cidade na capital mais limpa do país”. Para isso, pretende reforçar a coleta seletiva de lixo.



Veja como foi a votação em Goiânia:



- Iris Rezende (PMDB): 57,70%

- Vanderlan (PSB): 42,30%



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES