João Azevêdo (PSB) vai para 2º turno com Pedro Cunha Lima (PSDB) na PB

O atual ocupante do cargo manteve-se à frente das pesquisas durante todo o 1º turno e agora vai enfrentar o candidato tucano no tira-teima de 30 de outubro

João Azevêdo (PSB) vai para 2º turno com Pedro Cunha Lima (PSDB) na PB | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

THIAGO VARELLA

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS)

João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) disputarão o 2º turno da eleição para governador da Paraíba. O atual ocupante do cargo manteve-se à frente das pesquisas durante todo o 1º turno e agora vai enfrentar o candidato tucano no tira-teima de 30 de outubro.

Apesar de ser do PSB, Azevêdo não contou com o apoio do ex-presidente e candidato ao Planalto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, no 1º turno, esteve ao lado do senador Veneziano do Rêgo (MDB). No entanto, o candidato a vice na chapa de Lula, Geraldo Alckmin (PSB), chegou a visitar a Paraíba para deixar claro seu apoio à reeleição do atual governador.

João Azevêdo (PSB) e Pedro Cunha Lima (PSDB) - Foto: Reprodução

Agora no 2º turno, Azevêdo espera contar com o apoio do PT e de Lula. A divisão entre petistas e o PSB na Paraíba ocorreu por causa de um racha causado no grupo político do ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Foi Lula quem conseguiu costurar um acordo para que o PT apoiasse o MDB no estado. Por isso, a Paraíba foi um dos poucos lugares onde Lula e Alckmin estiveram em palanques diferentes no 1º turno.

Apesar de não ter contado com o apoio de Lula, Azevêdo se declarou apoiador do ex-presidente e disse, durante a campanha, que mantém uma boa relação com o político.

Do outro lado, o deputado federal Pedro Cunha Lima fez, no 1º turno, uma campanha de oposição do atual governo do estado com o slogan "Pra tirar João, chama Pedro". Apesar de ter flertado com Ciro e até com Bolsonaro, Pedro seguiu a orientação de seu partido e apoiou a candidatura de Simone Tebet (MDB) ao Planalto.

QUEM SÃO OS CANDIDATOS

João Azevêdo é engenheiro civil formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Na política, foi secretário de Serviços Urbanos e de Infraestrutura de João Pessoa e secretário de Planejamento de Bayeux. Em 2011, foi nomeado pelo então governador Ricardo Coutinho como Secretário Estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ciência e Tecnologia.

Pedro Cunha Lima é advogado e vem de uma família de políticos. Ele é filho de Cássio Cunha Lima e neto de Ronaldo Cunha Lima, ambos ex-governadores da Paraíba. Pelo lado de sua mãe, é bisneto do ex-prefeito de Campina Grande, Elpídio Josué de Almeida. Atualmente, está em seu segundo mandato como deputado federal.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES