MDB libera diretórios antes de Simone Tebet anunciar apoio a Lula

O anúncio da posição do MDB foi feito por meio de uma nota assinada pelo presidente da sigla, deputado reeleito Baleia Rossi (MDB-SP)

MDB libera diretórios antes de Simone Tebet anunciar apoio a Lula | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RENATO MACHADO

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O MDB anunciou na manhã desta quarta-feira (5) a posição de neutralidade do partido no segundo turno, liberando seus filiados para apoiar Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ou Jair Bolsonaro (PL).

A definição do partido abre caminho para que a candidata derrotada no primeiro turno Simone Tebet (MDB) anuncie seu apoio ao petista. Tebet deve anunciar também nesta quarta-feira (5) a sua posição.

O anúncio da posição do MDB foi feito por meio de uma nota assinada pelo presidente da sigla, deputado reeleito Baleia Rossi (MDB-SP). O dirigente da sigla conversou por telefone com os membros da Executiva Nacional por telefone e presencialmente desde segunda-feira (3) e por isso não considerou necessário realizar uma reunião com os demais emedebistas.

MDB libera diretórios antes de Simone Tebet anunciar apoio a Lula - Foto: Reprodução

No texto da nota, Baleia Rossi exalta a candidatura de Simone Tebet, que terminou em terceiro lugar na disputa, com 4,2% dos votos. Ela terminou a frente do pedetista Ciro Gomes (PDT), que ficou para trás na reta final da campanha. Afirma que que a candidatura de Tebet foi um projeto "independente e equilibrado, fora da polarização" e que foi "brilhantemente liderado" pela senadora. E acrescenta que ela se consolidou como uma liderança nacional.

O dirigente também ressalta que a liberação dos diretórios e filiados se deu por ampla maioria.

"Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência", afirma o texto.

"Em qualquer cenário, o MDB deixa claro que cobrará do vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito", conclui.

A posição de neutralidade do MDB vinha sendo questionada por alguns membros do partido, que pediam que o partido tomasse uma posição. O tesoureiro do partido, senador Marcelo Castro (MDB-PI) havia afirmado que seria necessário o MDB escolher um candidato pela sua "história em defesa da democracia, de liberdade, de estado de direito, de respeito às instituições". A ala emedebista mais vocal defende apoio a Lula.

Senadores em exercício e eleitos no último domingo terão uma reunião na tarde desta quarta-feira (5) com Lula, em São Paulo, para reforçar o apoio ao candidato petista.

O apoio de Simone Tebet a Lula já havia sinalizado logo após o anúncio do resultado do primeiro turno das eleições. No entanto, disse que aguardaria a posição dos presidentes dos partidos que participaram de sua coligação.

"Não esperem de mim omissão. Tomem logo [presidentes dos partidos da coligação] a decisão, porque a minha já está tomada. Eu tenho lado e vou me pronunciar no momento certo. Eu só espero que vocês entendam que esse não é qualquer momento do Brasil", afirmou a senadora em pronunciamento na sede do comitê de campanha.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES