Missionária Genildes e Pedro Vidal debatem cultura, turismo e segurança

Candidatos a deputado estadual apontaram necessidades de ações afirmativas na cultura, segurança e turismo.

Debate com Pedro Vidal e MIssionária Genildes | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os candidatos a deputado estadual Missionária Genildes (PL) e Pedro Vida (PDT) participaram do debate realizado pelo Grupo Meio Norte, dentro do programa Diálogo Franco, na TV Rádio Jornal Meio Norte. O debate foi conduzido pelo jornalista Ananias Ribeiro com apoio jurídico do advogado Rafael Rodrigues.

A Missionária Genildes agradeceu à emissora a oportunidade de participar do debate, pois permite chegar aos eleitores em lugares mais distantes do Piauí. Ela disputa a eleição pela primeira vez.

Candidatos Pedro Vidal e Missionária Genildes no debate conduzido por Ananias Ribeiro (Raissa Morais)

O candidato Pedro Vidal destacou a importância do debate para expor ideias, propostas e como mudar e fazer do Piauí melhor, ainda mais na emissora que tem cobertura em todo estado e faz nossas propostas chegar ao eleitor na ponta.

Missionária Genildes (Raissa Morais)

Missionária Genildes: Redução da carga tributária

A segurança foi o primeiro tema abordado pela Missionaria Genildes. Para ela, a segurança pública precisa de mais efetivo e o policial necessita de incentivo. "Temos os policiais mais mal pagos em todo o Brasil", diz enfatizando que esses profissionais precisam ser capacitados, pois atuam na linha de frente de combate à criminalidade e às facções.

A candidata falou ainda das políticas públicas para as mulheres e disse que está na luta pois viu a necessidade de representar a classe feminina e esclareceu ter projetos escritos para contemplar a mulher, que precisa ser valorizada. "Hoje temos mulheres em situação de risco e pretendemos ampliar a Casa da Mulher Brasileira, uma ação do Governo Federal. Além disso, pretendemos valorizar a mulher empreendedora para entrar no mercado de trabalho, capacitar as que estão em situação de risco e mais do que isso, precisamos incluir no sistema não só as mulheres, mas os idosos, as crianças, os negros, LGBTQIA+", disse, enfatizando que como cristã, ela pretende ser abrangente e atuar para beneficiar a sociedade como um todo.

Na área da cultura, a Missionária Genildes destacou que o Piauí tem uma culinária maravilhosa, artistas plásticos de talento, turismo rico. "Imagino um centro cultural na Praia de Atalaia e precisamos incentivar o artesão e o turismo no estado. Se eleita temos projeto de cirar centros culturais, valorizar e divulgar mais o Museu do Homem Americano", disse, destacando ser preciso resgatar as atividades culturais na Praia do Atalaia. "Precisamos valorizar a cultura do nosso estado para gerar emprego e renda. Temos bons artistas plásticos no Piauí", disse, enfatizando que os gestores precisam agir com inteligência para incentivar os artistas. "Temos uma cultura que precisa ser bem explorada".

A candidata falou da redução da carga tributária para atrair indústria e pensando no microempreendedor, tem projeto de lei para um centro de inovação no Piauí, funcionando como uma espécie de UTI para as empresas para capacitar e orientar o empreendedor. A candidata disse que está à disposição do Piauí para o desafio de representar a mulher, o artista, o cidadão. "Agradeço a oportunidade de mostrar o nosso trabalho, com a força de Deus", disse.

Pedro Vidal (Raissa Morais)Pedro Vidal: Plano diretor de segurança

Candidato do PDT, Pedro Vidal disse que a segurança é um problema no Brasil e o Piauí tem um grande desafio neste setor, com o aumento da criminalidade, a entrada de facções, a guerra pelo domínio do tráfico de drogas. Ele defendeu políticas públicas claras de segurança, mais emprego e renda para população, além de um policiamento mais efetivo e humanizado. Ele destacou a necessidade de um plano diretor de segurança. "A sociedade precisa ser pacificada, sentir-se mais segura. Precisamos de um estado em que realmente estejamos em casa e isso para pela valorização do policial e o uso de inteligência na segurança pública, com aumento do efetivo, diversificação de forças para chegar à raiz do problema", disse.

No debate, o candidato falou ainda da violência contra a mulher e as minorias e conta que na pandemia, esse problema foi agravado e defendeu a necessidade de implantar políticas claras para coibir a violência contra as mulheres, aos negros, à população LGBTQIA+. Precisamos de políticas públicas afirmativas", declarou.

O candidato falou ainda da valorização da cultura piauiense, do artista local e destacou a necessidade de fazer um mapeamento cultural do estado, com incentivo de projetos culturais em todo o Piauí. Segundo o candidato, para cada R$ 1,00 aplicado em cultura são R$ 12,00 de retorno, portanto, uma prova de que cultura gera trabalho e riquezas.

Na área de economia, o candidato declarou que os microempresários respondem por 80% das vagas de emprego no Brasil e precisam ser bem cuidados. "Eles precisam de fomento, linha de crédito mais barato para aquisição de equipamentos e ampliação de estoques", disse, enfatizando a aplicação do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC) também para pequenas empresas. "O Piauí precisa de infraestrutura que vai além de estradas, mas também de ferrovias e indústrias de tecnologia e para isso precisamos investir em ciência e pesquisa para revolucionar a indústria do Piauí", disse. O candidato convidou o telespectador para promover uma mudança de ideias no Piauí, renovar a Assembleia com pessoas que têm projetos que priorizam a cultura, o turismo, a geração de emprego.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES