Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

No Piauí, 29 prefeitos desistiram de concorrer à reeleição

Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado

Compartilhe

Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), indica que 29 gestores municipais desistiram de concorrer à reeleição no pleito de 2020 no Piauí. Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado na Justiça Eleitoral. 

Por meio da decisão, o índice de municípios piauienses em que os prefeitos concorrem à reeleição caiu quase 13 pontos percentuais; ficando em 56,25%, ou seja, abaixo da média nacional que ultrapassa a barreira de 60%. 

Ou seja, com o indicativo é possível apontar que a renovação nas Prefeituras será de no mínimo 43,75% no Piauí neste ano. No Brasil, serão 5.568 Municípios que escolherão seus gestores em novembro. Estas eleições têm o expediente da reeleição para os cargos do Poder Executivo (prefeitos e vice-prefeitos), vigente no Brasil desde as eleições do ano de 2000. De acordo com a CNM, nas primeiras eleições com reeleição, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que podem reeleger seus mandatários nas próximas eleições. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar