No Piauí, 29 prefeitos desistiram de concorrer à reeleição

Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado

29 prefeitos no Piauí desistiram de buscar a reeleição | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), indica que 29 gestores municipais desistiram de concorrer à reeleição no pleito de 2020 no Piauí. Dos 155 prefeitos aptos a disputarem novamente o comando do Executivo, apenas 126 tiveram o registro homologado na Justiça Eleitoral. 

Por meio da decisão, o índice de municípios piauienses em que os prefeitos concorrem à reeleição caiu quase 13 pontos percentuais; ficando em 56,25%, ou seja, abaixo da média nacional que ultrapassa a barreira de 60%. 

Ou seja, com o indicativo é possível apontar que a renovação nas Prefeituras será de no mínimo 43,75% no Piauí neste ano. No Brasil, serão 5.568 Municípios que escolherão seus gestores em novembro. Estas eleições têm o expediente da reeleição para os cargos do Poder Executivo (prefeitos e vice-prefeitos), vigente no Brasil desde as eleições do ano de 2000. De acordo com a CNM, nas primeiras eleições com reeleição, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que podem reeleger seus mandatários nas próximas eleições. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES