O que significa a sigla CPX, alvo de fake news, no boné de Lula?

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas

Lula | Carlos Eias Jr./ Foto Arena/Foto Arena/ Estadão Conteúdo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma sigla no boné que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) usou nesta quarta-feira (12) durante um evento de campanha no Alemão, no Rio, tem sido usada em fake news de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) e entrou nos trending topics no Twitter nesta quinta (13). 

As letras CPX formam a contração de complexo de favelas, mas bolsonaristas distorceram o significado, para fazer uma associação do petista ao tráfico.

Lula visitou o Complexo do Alemão nesta quarta-feira (12) Foto: Carlos Eias Jr./ Foto Arena/Foto Arena/ Estadão Conteúdo 

CPX é usado por moradores e por órgãos oficiais para se referir a regiões do Rio de Janeiro que contam com um grupo de favelas:

-Complexo do Alemão ou CPX Alemão;

-da Penha ou CPX Penha;

-Complexo da Maré ou CPX Maré;

-Complexo do Chapadão ou CPX Chapadão;

-Complexo do Salgueiro ou CPX Salgueiro.

A sigla CPX é usada principalmente na internet, para simplificar a digitação. A sigla já foi citada pelo perfil oficial da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e consta inclusive do resumo da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do governo estadual para 2023.

A argumentação de que CPX seria uma referência a um grupo criminoso foi vista, principalmente, em perfis bolsonaristas. Em sua rede social, o senador Flávio Bolsonaro postou fotos do ex-presidente Lula com o boné. "Mais uma coincidência de simpatia pelo tráfico de drogas?", disse Flávio na postagem.

Ele também publicou uma outra mensagem que falava sobre a sigla. “Lula visita ‘QG do Comando Vermelho’ no Alemão, RJ, e usa boné que significa ‘cupinxa (parceiro) do crime’”, afirma parte da postagem.

Rene Silva, nascido e criado no Complexo do Alemão e fundador do jornal Voz das Comunidades e que acompanhou o ato de Lula, postou um esclarecimento no começo da manhã desta quinta (13).

“Desde sempre CPX é abreviação de Complexo. Assim como usam Bxd para Baixada e RJ para Rio de Janeiro”, disse Rene.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES