Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo lidera com 54,8% contra 45,2% de ACM Neto

Cenário favorável ao PT é refletido pela estabilidade dos números: nova rodada mantém diferença de 10 pontos

Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo lidera com 54,8% contra 45,2% de ACM Neto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi publicada no sábado (23), nova rodada da pesquisa AtlasIntel, contratada pelo Grupo A TARDE, consolida a tendência de vitória de Jerônimo Rodrigues (PT) no dia 30 de outubro. O levantamento indica que o candidato petista tem 54,8% dos votos válidos na corrida do segundo turno ao Governo da Bahia, contra 45,2% de ACM Neto (União Brasil). Considerando os votos totais, Jerônimo aparece com 53,2%, Neto com 43,8%, enquanto a opção por votos brancos e nulos somou 1,6%. As pessoas que não souberam responder representam 1,4%. As informações são do portal Salvador Notícia.

O cenário favorável que se mantém em relação à campanha do PT é refletido pela estabilidade dos números apurados pela AtlasIntel. A nova pesquisa traz praticamente a mesma diferença entre os dois candidatos apontada na sondagem anterior, divulgada no último dia 15, de dez pontos percentuais.

Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo lidera com 54,8% contra 45,2% de ACM Neto

Segundo o CEO da AtlasIntel, Andrei Roman, a preferência do eleitor está cristalizada na direção da provável eleição de Jerônimo como governador do Estado e isso se explica, em grande parte, pelo papel fundamental que a disputa para a Presidência da República exerce na Bahia. 

“ACM Neto perdeu alguns votos para o Jerônimo, entre o primeiro e o segundo turno, provavelmente por conta da nacionalização da corrida, onde alguns eleitores que tinham cruzado voto votaram Lula e ACM, agora se dando conta de que o ACM não tomou um lado na eleição presidencial, não confiam mais tanto no ACM porque esperariam que ele tivesse uma postura anti-Bolsonaro, que ele não tem como assumir porque, ao fazer isso, se prejudicaria com outra base muito importante que ele tem, dos eleitores de Bolsonaro”, explica.

O cenário de vitória petista na corrida ao Palácio de Ondina, concretizado pelas pesquisas AtlasIntel, mostra-se quase irreversível ao revelar a manutenção de uma posição sólida dos baianos desde o primeiro turno. “Parece que existe um grau de decisão do eleitorado nesse momento, com um quadro bastante cristalizado que a gente tem”, destaca Roman.

Pesquisa AtlasIntel: Jerônimo lidera com 54,8% contra 45,2% de Neto - Foto: Reprodução/Salvador Notícia

“Tanto faz”

A ausência de um posicionamento sobre a eleição presidencial, na avaliação do cientista político, cria dificuldades para Neto ampliar a base de votos e buscar reduzir a diferença para Jerônimo, que se mostra inabalável.

“ACM tenta conciliar duas coisas, o voto bolsonarista com o voto lulista. Ele tenta agradar os dois lados, num contexto extremamente polarizado, em que a sociedade toda está se deparando com essa escolha. E isso prejudica o desempenho eleitoral dele. Por mais que ele tente fugir do assunto, inevitavelmente acaba perdendo alguns eleitores do Lula para o Jerônimo”, avalia. Para Roman, a diferença de 10 pontos percentuais é “difícil de superar”.

Jerônimo vence na maior parte do interior

A pesquisa aponta domínio petista quase absoluto no interior do estado. Jerônimo obteve a preferência da maior parte do eleitorado nas regiões de Vitória da Conquista (69,7%), Juazeiro (63,5%), Feira de Santana (61,2%) e Ilhéus-Itabuna (48,1%). Já ACM Neto venceu na região de Barreiras (51,2%) e Salvador (57,1%).

O candidato do PT também foi mais escolhido entre as mulheres (58,5%) e em todas as faixas de escolaridade pesquisadas: 54% entre os que concluíram o ensino fundamental, 52,6% o ensino médio, e 52,8% o ensino superior.

Em relação à renda familiar, destaque para preferência petista entre os mais pobres. Jerônimo foi a opção para 58,3% das pessoas que recebem até R$ 2 mil, contra 38,1% que preferiram ACM Neto.

No cenário religioso, há uma divisão entre segmentos. Enquanto a maior parte dos evangélicos apoia ACM Neto (54,3%), o mesmo se dá entre os eleitores católicos em relação a Jerônimo (60,3%).  

A pesquisa AtlasIntel ouviu 2 mil eleitores entre os dias 18 e 22 de outubro, em mais de 300 cidades baianas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE: BA-06502/2022 e BR-00638/2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES