O candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddadmantém a liderança na corrida eleitoral, com 34% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest. O ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o ex-governador Rodrigo Garcia (PSDB) têm 14% dos votos, seguidos por Elvis Cezar (PDT), 2%, Vinicius Poit (Novo), 1%, Gabriel Colombo (PCB), 1% e Edson Dorta (PSTU), 1%. Eleitores que votam branco ou nulo, ou não pretendem votar somam 19%, enquanto 13% permanecem indecisos.

Para o Senado, Márcio França (PSB) confirmou o acerto de sua opção por abrir mão da candidatura ao governo, com 29% das intenções de voto e larga vantagem sobre o ex-ministro Marcos Pontes (PL).

Haddad e ex-ministro Tarcísio disputam governo de São Paulo (Divulgação)Haddad e ex-ministro Tarcísio disputam governo de São Paulo (Divulgação)

Perfil

Ao avaliar os números por sexo, idade e escolaridade, a sondagem constatou que as maiores vantagens de Haddad aparecem entre as mulheres (36% a 13%), na faixa entre 16 e 24 anos (41% a 9%), e entre os eleitores que completaram até o Ensino Fundamental (38% a 8%). 

Entre os que ganham até dois salários mínimos, Haddad teria 37% dos votos contra 13% de Tarcísio. Na simulação de segundo turno, o candidato do PT teria 44% dos votos contra Tarcísio e 32% contra Garcia. A escolha do governador é definitiva para 62% dos eleitores.

A pesquisa também quis medir o peso da ligação do candidato com o ex-presidente Lula e o presidente Bolsonaro. Resultado: 40% preferem alguém sem ligação com nenhum dos dois, enquanto os que preferem um candidato ligado a Lula são 28%, contra 27% de Bolsonaro. De modo geral, no entanto, o apoio dos dois líderes da corrida presidencial tem pouca influência na intenção de voto: 44% dizem que o apoio de Lula não é importante, assim como 46% sobre o apoio de Bolsonaro. O apoio do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin não interfere no voto de 47% dos eleitores.

A pesquisa Genial/Quaest ouviu 2.000 pessoas entre os dias 5 e 8 de agosto, em entrevistas nas casas dos eleitores no estado de São Paulo. Desde julho de 2021, a Genial/Quaest realiza pesquisas de intenção de voto para as eleições presidenciais.

Sobre a Genial Investimentos

A Genial é uma plataforma de investimentos que tem como objetivo facilitar o acesso ao mercado financeiro, oferecendo os melhores produtos do mercado. Sempre em busca de excelência e inovação, possui hoje mais de R$ 150 bilhões de ativos sob custódia, 700 mil clientes e mais de 20 anos de história. É uma plataforma que acredita em simplicidade e facilidade na hora de investir, por isso, é 100% digital, mas sempre humana.

Sobre a Quaest

A Quaest é uma empresa de inteligência de dados que alia rigor científico e tecnologia para gerar insights que levem os clientes a tomar decisões estratégicas informadas. Com seis anos de experiência em campanhas políticas presidenciais, estaduais e municipais, reúne um time de doutores e mestres das mais diversas áreas do conhecimento. O fundador e presidente da Quaest é Felipe Nunes, Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA), professor da UFMG e presidente do Centro de Estudos Legislativos. Ele é o criador do Índice de Popularidade Digital (IPD).