Pesquisa Quaest: Lula tem 44% contra 34% de Bolsonaro no primeiro turno

A diferença entre eles, portanto, oscilou de 12 para 10 pontos, dentro da margem de erro de dois pontos

Pesquisa Quaest: Lula tem 44% contra 34% de Bolsonaro no primeiro turno | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - A primeira pesquisa Genial/Quaest realizada após o debate entre os principais candidatos e o início do pagamento de R$ 600 do Auxílio Brasil mostra uma variação negativa de dois pontos percentuais da vantagem de Lula (PT) na corrida presidencial.

O ex-presidente continua com os mesmos 44% da semana passada, contra 34% de Jair Bolsonaro (PL), que tinha 32% na rodada anterior. A diferença entre eles, portanto, oscilou de 12 para 10 pontos, dentro da margem de erro de dois pontos.

Lula tem 44% contra 34% de Bolsonaro no 1º turno, aponta pesquisa Quaest - Imagem: Reprodução

Ciro Gomes (PDT) variou um ponto para baixo e hoje tem 7%. Simone Tebet (MDB) flutuou um ponto para cima e tem 4%. Felipe D´Avila (Novo) e Soraia Thronicke (União Brasil), que não pontuaram no último levantamento, agora têm 1%.

O número de indecisos, que eram 10%, caiu para 5% nessa nova rodada, enquanto brancos ou nulos somam 4%, oscilação negativa de um ponto. Os demais candidatos não pontuaram na pesquisa, que é financiada pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

A sondagem ouviu 2.000 pessoas com mais de 16 anos nos domicílios de quinta (1º) a domingo (4). O número do registro na Justiça Eleitoral é BR-00807/2022.

Na simulação de segundo turno, Lula registra 51% das intenções de voto, mesmo percentual das três rodadas anteriores. Já Bolsonaro oscilou de 37% para 39% no período, mais uma vez dentro da margem de erro.

Questionados sobre quem seu candidato deveria apoiar num eventual segundo turno, 56% dos eleitores de Ciro citam Lula, 17%, Bolsonaro, e 22%, nenhum dos dois. Entre os eleitores de Tebet, o petista cai para 41%, o presidente sobe para 22%, e a terceira alternativa atinge 35%.

O levantamento mostra ainda que a avaliação positiva do governo manteve tendência de alta e agora está em 32%, contra 39% de avaliação negativa. O Nordeste é a região mais resistente a Bolsonaro, com 49% de reprovação e 24% de aprovação.

Desde o início da série histórica da Quaest, em julho de 2021, a rejeição a ele no primeiro turno recuou de 62% para 53%, enquanto a de Lula subiu de 40% para 44%. Ciro Gomes tinha 53% e agora tem 50%. Ainda assim, Bolsonaro segue como o mais rejeitado entre os eleitores.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES