Piauí lidera no Nordeste com maior número de mulheres candidatas ao governo

No pleito deste ano, foram cadastrados 74 candidatos para o cargo de governador entre todo o Nordeste.

Perfil de candidatos a governo no Nordeste | Divulgação Agência Tatu
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a proximidade das eleições de 2022, a Agência Tatu analisou o perfil dos candidatos ao governo em todos os estados do Nordeste. Conforme os dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria dos candidatos são homens, brancos e graduados.

Perfil dos candidatos a governo no Nordeste (Agência Tatu)

No pleito deste ano, foram cadastrados 74 candidatos para o cargo de governador entre todo o Nordeste, sendo sete em Alagoas, seis na Bahia, seis no Ceará, nove no Maranhão, oito na Paraíba, 11 em Pernambuco, nove no Piauí, nove no Rio Grande do Norte e nove em Sergipe. São 5 candidatos a mais que os 69 das eleições de 2018.

Disparidade de gênero

De todos os candidatos aos governos do Nordeste, somente 12 são do sexo feminino, o que representa 16,2% do total. O número teve redução na comparação com a eleição de 2018, quando havia 13 candidatas aos governos dos estados, representando 18,8% do total de candidaturas em toda a região

Alagoas e Ceará foram os únicos estados que não tiveram nenhuma candidata nos dois anos de eleições. Já Paraíba e Sergipe permaneceram com apenas uma candidata nas duas eleições e Pernambuco teve três candidatas em ambas. Na Bahia teve uma candidata em 2018 e Maranhão teve duas candidatas, já em 2022 os dois estados não apresentaram nenhuma mulher concorrendo ao cargo do executivo estadual.

Piauí, com as candidatas Madalena Nunes, Ravenna CastroGessy LimaLourdes Melo e o estado do Rio Grande do Norte foram os únicos estados do Nordeste que tiveram aumento das candidaturas femininas ao governo. Enquanto o Piauí teve três candidatas em 2018 e quatro em 2022, o Rio Grande do Norte teve duas em 2018 e três em 2022.

Raça e cor dos candidatos

Em 2022 houve um aumento na quantidade de candidatos autodeclarados pardos, redução dos pretos e estabilidade dos brancos e indígenas, em comparação com as eleições de 2018.

Nas eleições passadas 34 candidatos se declararam brancos, representando 49% do total. Já em 2022 o número foi de 35, fazendo com que o percentual se mantivesse estável. O número de pessoas que se autodeclararam pardas foi o único que teve um aumento entre os anos, totalizando 23 candidatos em 2018 (33%) e 29 em 2022 (39%)

Os candidatos autodeclarados pretos somavam 11 pessoas em 2018, sendo 16% do número total. Em 2022, o número caiu para nove candidatos, representando 12% do total. Os indígenas permaneceram com apenas um candidato nos dois anos (1%).

Grau de instrução e profissão dos candidatos

Tanto nas eleições de 2018 quanto nas de 2022, a maioria dos candidatos inscritos para o cargo de governador nos estados do Nordeste declarou possuir ensino superior completo. O grau de instrução que se destaca em seguida é o ensino médio completo e, depois, o ensino superior incompleto.

Quanto à ocupação principal dos candidatos, a que mais se destaca nas eleições 2022 é a de advogado (11). Logo em seguida, estão as profissões de senador (6), empresário (6), professor de ensino superior (5), médico (4) e deputado (4).

Nas eleições de 2018 a profissão de advogado já era a maioria entre os candidatos (10). Outras ocupações que se destacaram naquele ano foram as de governador (7), professor de ensino fundamental (4) e superior (4).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES