Por que está proibido o uso de celular na hora de votar nas eleições?

Vale lembrar que o uso de celular na cabine de votação sempre foi proibido por lei.

Por que está proibido o uso de celular na hora de votar nas eleições? | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As eleições deste ano terão uma novidade para o dia da votação. O celular precisará ser deixado com o mesário da seção, mesmo que eles estejam desligados. Essa foi uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale lembrar que o uso de celular na cabine de votação sempre foi proibido por lei. A novidade é ter de deixar com os mesários.

Por que está proibido o uso de celular na hora de votar nas eleições?

 Por que dessa resolução? 

Como o mesário não pode ir até a cabine de votação, não tem como ter controle se o eleitor liga o celular. Até esse ano, era permitido e diversos foram os eleitores que tiraram fotos de dentro do local.  

Mas qual o problema do celular?

O TSE julga que eleitores podem ser coagidos a gravar o voto em determinado candidato escolhido por milícias para comprovar o seu escolhido. Ainda é possível um cenário em que alguém compre votos e cobre provas que foi votado.

Como será o procedimento?

Pela resolução, o mesário perguntará se o eleitor possui um equipamento com ele e, em resposta positiva, deverá entregar o equipamento para proceder à cabine de votação.

E se não entregar?

Se o eleitor se recusar a entregar o aparelho, ele não será autorizado a votar. O episódio constará em ata e as autoridades eleitorais poderão acionar a força policial.

 Detectores de metais 

 Em alguns casos excepcionais e com autorização judicial, as seções eleitorais poderão ter detectores de metais. É proibido, em um raio de 100 metros, que o eleitor porte armas também.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES