Presidenciáveis priorizam Sudeste na 1ª semana de campanha

SP foi o único estado a receber todos 12 os presidenciáveis

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os presidenciáveis priorizaram o Sudeste na primeira semana de campanha, entre 16 de agosto e a última quarta-feira (22). O Nordeste veio em segundo lugar no total de visitas. Em último lugar, o Centro-Oeste só recebeu um compromisso dos candidatos nos sete dias iniciais da corrida ao Planalto.

Nesse período, 12 candidatos ao Planalto nas eleições de 2018 visitaram 12 estados do país e o Distrito Federal, segundo um levantamento nas agendas e redes sociais dos postulantes. O 13º candidato não teve agenda pública.

No Sudeste, 3 dos 4 estados foram visitados, e São Paulo foi o único do país a receber os 12 candidatos. Os números não levam em conta os dois debates na TV realizados, que ocorreram na capital paulista. O segundo principal destino foi Rio de Janeiro. Quatro candidatos visitaram o estado.

No Nordeste, 4 dos 9 estados foram visitados: Pernambuco (3 candidatos), Ceará (2 candidatos), Paraíba (1) e Sergipe (1).;

Dos 3 estados do Sul, 2 foram visitados: Paraná (1) e Rio Grande do Sul (1);

No Centro-Oeste, o Distrito Federal recebeu a visita de 1 candidato. Nenhum dos 3 estados entrou de agenda de algum presidenciável na primeira semana;

No Norte, dos 7 estados, 3 foram visitados: Amapá (1 candidato), Pará (1 candidato) e Tocantins (1 candidato).

O levantamento feito pela reportagem leva em conta caminhadas, passeatas, inaugurações de comitês, lançamentos de candidaturas de correligionários e sabatinas realizadas por associações.

Com esse critério, foram contabilizados 66 visitas de algum candidato a uma cidade. Todos os atos realizados nessa mesma visita foram contabilizados como um compromisso. No total, das 66 visitas, 47 ocorreram no Sudeste (sendo 40 destes em São Paulo) e 7 no Nordeste.

A região Sudeste concentra 63.902.499 eleitores. Isso equivale a 43,48% do eleitorado brasileiro apto a votar no pleito deste ano. São Paulo, o único estado a receber todos os presidenciáveis com agenda, é o maior colégio eleitoral do Brasil, com 33.040.411 eleitores — número equivalente a 22,4% do total de pessoas aptas à votação de 7 de outubro.

Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e Santa Catarina não receberam a visita de nenhum candidato à Presidência na primeira semana, ao menos para atos públicos de campanha, segundo o balanço



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES