Presidente do TSE informa que índice de abstenção ficou em 23,14%

O número foi comemorado por Barroso, que anteriormente havia previsto uma abstenção na casa dos 30%. O nível histórico é de 20%, segundo o ministro Barroso

Avalie a matéria:
barroso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marcada por pandemia do novo coronavírus, as eleições 2020 tiveram 23,14% de abstenção no primeiro turno, informou o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, na madrugada desta segunda-feira, 16. O número foi comemorado por Barroso, que anteriormente havia previsto uma abstenção na casa dos 30%. O nível histórico é de 20%, segundo o ministro.

"Certamente vai ficar em menos de 23,5%. Extraordinário porque nas últimas eleições foi mais de 20% e nesta eleição, 23%, em meio a uma pandemia. Mais um fator que precisamos comemorar", disse Barroso, observando que o número final pode ter alguma pequena variação no momento em que 100% das urnas forem apuradas Segundo Barroso, foram 3,9 milhões de votos em branco, e cerca de 7 milhões nulos.

Ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE 

Aperfeiçoamento

Ao ser questionado sobre a declaração do presidente Jair Bolsonaro, que citou um sistema eleitoral "aperfeiçoado" para 2022, Luís Roberto Barroso, disse que "tudo nessa vida pode ser aperfeiçoado ao longo do tempo". "Portanto a resposta é sim", disse ao ser perguntado se avaliava essa necessidade.

Bolsonaro é defensor do voto impresso para as próximas eleições presidenciais, sistema que já foi declarado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal (STF), inclusive com o voto de Barroso.

Ao ser questionado sobre quais aperfeiçoamentos devem ser feitos, o presidente do TSE citou o projeto "Eleições do futuro", que testam novas formas de votação eletrônica, e a própria superação do problema técnico enfrentando na totalização dos votos.

"Hoje (ontem, domingo) por exemplo tivemos problema que produziu atraso, não é grave mas produziu problema e portanto acho que pode ser aperfeiçoado, e além disso temos Eleições do Futuro, que pode apresentar alternativa mais eficiente", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES