Promotores de Justiça participam de reunião sobre as Eleições 2018

Objetivo era definir estratégias de atuação nas Eleições de 2018.

Avalie a matéria:
|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, e diversos promotores de Justiça no exercício das funções eleitorais participaram de reunião de trabalho promovida pela Procuradoria Regional Eleitoral.  O objetivo do encontro foi definir estratégias de atuação durante o processo eleitoral de 2018.

A reunião foi realizada na sede do Ministério Público Federal no Piauí, com abertura solene presidida pelo Procurador-Chefe Substituto, Israel Gonçalves. Os demais trabalhos foram coordenados pelo Procurador Regional Eleitoral, Patrício Noé.

Na área eleitoral, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MPPI) trabalham conjuntamente, constituindo o Ministério Público Eleitoral (MPE), cuja função é fiscalizar a regularidade e a lisura de todo o processo eletivo. O Procurador Regional Eleitoral é o responsável por conduzir os trabalhos do MPE no estado, atuando perante o Tribunal Regional Eleitoral.

Os Promotores Eleitorais são Promotores de Justiça – do quadro do MPPI – que cumprem funções eleitorais por delegação do MPF. O Ministério Público Eleitoral atua continuamente, e não só durante as eleições. Além de acompanhar o andamento das ações que tramitam na Justiça Eleitoral, o MP Eleitoral pode, por exemplo, propor ações por inelegibilidades supervenientes às eleições ou fiscalizar, a qualquer tempo, a regularidade das inscrições eleitorais.

O procurador-geral de Justiça, chefe do MPPI, ressaltou que a prioridade institucional nestas eleições será o enfrentamento às práticas ilícitas mais comuns, a exemplo da “compra de votos”, da propaganda eleitoral irregular e do uso da máquina pública para promoção de campanha eleitoral. “Estamos trabalhando em parceria com o MPF, de forma organizada e harmônica, para que todo o processo eleitoral transcorra da melhor maneira possível, pela preservação da democracia, dos direitos da coletividade e do respeito ao eleitorado”, destacou Cleandro Moura, durante seu pronunciamento.

Também participaram da mesa de honra a Promotora de Justiça Everângela Barros, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Combate à Corrupção e Defesa do Patrimônio Público (CACOP), e o Promotor de Justiça Rodrigo Roppi de Oliveira, representante da Corregedoria Geral do Ministério Público.

Durante a reunião, os participantes desenvolveram estratégias de intensificação da atividade fiscalizatória em todo o Piauí. Uma das finalidades é impedir a utilização de veículos locados pelas Prefeituras de Municípios – muitas vezes com recursos provenientes da União – para a execução de atividades de campanha, o que constitui não só ilícito eleitoral, mas também ato de improbidade administrativa. O MPPI e a PRE expedirão recomendação conjunta circular para coibição da prática.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES