Propaganda eleitoral começará a ser exibida na TV na sexta-feira, 26

Exibição do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão referente ao primeiro turno acontecerá até o dia 29 de setembro

Propaganda eleitoral começará a ser exibida na TV na sexta-feira, 26 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Começará a ser veiculada, a partir da próxima sexta-feira (26), a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. A exibição do horário eleitoral referente ao primeiro turno das eleições acontecerá até o dia 29 de setembro. As informações são do Portal iG.

Em caso de segundo turno, as propagandas dos candidatos serão exibidas entre os dias 7 e 28 de outubro. 

No rádio, o primeiro horário eleitoral será das 7h às 7h25, com o segundo começando a partir das 12h e terminando às 12h25. Já na televisão, a propaganda passará às 13h e terminará às 13h25. De noite, a exibição será das 20h às 20h25. 

Propaganda eleitoral começará a ser exibida na TV na sexta-feira, 26 - Foto: Agência Brasil

De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o horário eleitoral deve contar com recursos de acessibilidade como intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais, audiodescrição e legendas em texto.

Tempo e ordem de exibição dos presidenciáveis

O TSE, inclusive, já definiu a divisão do tempo de propaganda eleitoral destinada a cada um dos candidatos à Presidência da República. Luis Inácio Lula da Silva (PT) terá 3 minutos e 39 segundos por bloco para exibir suas propostas. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) terá 2 minutos e 38 segundos.

Simone Tebet (MDB) poderá usar 2 minutos e 20 segundos no horário leitoral para conquistar votos. Já Soraya Thronicke (União Brasil) terá 2 minutos e 10 segundos, enquanto Ciro Gomes (PDT) falará por 52 segundos. Roberto Jefferson (PTB) utilizará 25 segundos e Felipe D’Avila (Novo), que conquistou o menor tempo, terá direito a 22 segundos por bloco. 

Os candidatos Constituinte Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera (PSTU) não terão direito à exibição no horário eleitoral gratuito, dado que representam legendas que não foram autorizados a acessar o fundo eleitoral e propaganda eleitoral gratuita.

O Tribunal Superior Eleitoral também divulgou a ordem da exibição dos presidenciáveis no rádio e na televisão no primeiro dia de propaganda. Nas datas seguintes, o primeiro candidato a se apresentar no dia 26 irá para o último espaço no dia seguinte, e assim por diante até chegar ao topo novamente.

Veja a ordem de exibição dos candidatos à Presidência:

- 1º: Roberto Jefferson;

- 2º: Soraya Thronicke;

- 3º: Felipe d’Avila;

- 4º: Lula;

- 5º: Simone Tebet;

- 6º: Jair Bolsonaro;

- 7º: Ciro Gomes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES