PT e seus aliados lideram corrida em sete estados do Nordeste

O cenário foi impulsionado pela força do “lulismo” na região

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Disputado para compor coligações por vários partidos no Nordeste, o PT trouxe no embalo da popularidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na região a liderança nas pesquisas eleitorais dos candidatos a governo petistas ou coligados com eles na maioria dos estados. Segundo especialista, o cenário foi impulsionado pela força do "lulismo" na região.

Dos nove líderes na primeira rodada de pesquisas do Ibope após o início da campanha eleitoral, quatro são do PT e três estão coligados com o partido e exploram a imagem do ex-presidente. Outros candidatos, mesmo sem se coligar, defendem Lula. Há, inclusive, emedebistas que rechaçam o nome do candidato do partido, o ex-ministro Henrique Meirelles, para pedir voto para Lula.

Caso os números permaneçam nesta tendência, o PT pode ter o melhor resultado da sua história na região em disputas estaduais, fazendo quatro governadores. Em 2006 e 2014, o partido conseguiu eleger três governadores, em seus melhores resultados.

Já o PSDB está com participação mais tímida este ano e, mesmo onde está coligado, não tem nenhum candidato que lidere a corrida. Dos candidatos do partido, apenas um aparece com mais de 10% de intenções de voto.

Segundo pesquisa Ibope divulgada no último dia 20, Lula aparece com 60% das intenções de voto na região, mais de seis vezes o percentual do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PSL), que teria 9% dos votos. A pesquisa tem margem de erro de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, e está registrada no TSE sob número BR-01665/2018.

CONFIRA OS CENÀRIOS EM CADA ESTADO

Na Bahia, o atual governador Rui Costa (PT) tenta a reeleição. O nome mais forte da oposição, o prefeito de Salvador ACM Neto (DEM), desistiu de se candidatar e deve ser candidato ao cargo apenas em 2022. Contra ele, o candidato que chega mais próximo é o ex-prefeito de Feira de Santana José Ronaldo (DEM), mas que aparece com apenas 8% das intenções de voto.

Em Sergipe, o PT acabou se coligando com o atual governador Benivaldo Chagas (PSD) e indicou a viúva do ex-governador Marcelo Déda, Eliane Aquino, como vice na chapa.Benivaldo, entretanto, assumiu o cargo somente este ano após a renúncia de Jackson Barreto (MDB) --que vai disputar uma cadeira ao Senado.  Já o líder nas pesquisas --o deputado federal Valadares Filho (PSB)-- apoia Ciro Gomes (PDT).

Em Alagoas, o governador Renan Filho (MDB) segue os passos do pai, o senador Renan Calheiros (MDB), e, mesmo sendo emedebista, ataca o governo Michel Temer, rejeita a candidatura de Meirelles e pede votos abertamente para Lula.

Em Pernambuco, os dois principais candidatos ao governo declararam voto em Lula:o atual governador Paulo Câmara (PSB), líder na pesquisa Ibope e que tem o PT em sua coligação, e o senador Armando Monteiro (PTB).

No estado, o apoio do PT foi disputado. O partido tinha como plano lançar a vereadora do Recife Marília Arraes. Mas mesmo com o diretório estadual decidindo pela candidatura, a executiva nacional barrou a candidatura para dar apoio a Câmara. Marília é candidata a deputada federal.

Na Paraíba, o candidato José Maranhão (MDB) lidera, mas rejeita a aproximação ao candidato presidencial do seu partido. "Nós estamos focados na campanha ao governo, ele pede votos pra ele apenas", afirmou a assessoria do candidato, ao ser questionado em que votaria e apoiaria.

No Rio Grande do Norte, a crise instalada no estado fez surgir nomes alternativos e que aparecem bem à frente do governador e candidato a reeleição Robinson Faria (PSD). Lá, quem lidera é a senadora Fátima Bezerra (PT), seguida pelo ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo (PDT).

No Ceará, o atual governador Camilo Santana (PT) também tenta a reeleição. Reunindo apoios da maioria dos nomes fortes da política local, ele lidera com 64% das intenções de voto e vê o tucano General Theophilo com apenas 4%.

No Piauí, outro petista lidera a disputa pela reeleição: o governador Wellington Dias, que lançou uma chapa puro-sangue, tendo como vice a senadora Regina Sousa --rifada da disputa à reeleição para dar lugar a Ciro Nogueira (PP) na chapa.

No Maranhão, a liderança é de Flávio Dino (PCdoB), que desta vez se coligou com o PT. Na segunda colocação vem a emedebista Roseana Sarney, que também já manifestou apoio à candidatura de Lula e defende a liberdade do ex-presidente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES