Rafael Fonteles vai integrar forças de segurança no combate à criminalidade

Nos dois encontros, Rafael disse que, se for eleito governador do Piauí, a segurança será sua prioridade número 1.

Encontro com profissionais de segurança | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O candidato a governador Rafael Fonteles (PT) participou de doiss encontros, na última terça-feira (23), para tratar de uma prioridade, caso seja eleito, que é a segurança pública: a primeira reunião foi realizada com o comando da Polícia Militar e a segunda com os oficiais da Polícia Militar. Nos dois encontros, Rafael disse que, se for eleito governador do Piauí, a segurança será sua prioridade número 1, sendo a pauta principal a ser tratada logo nas primeiras reuniões de governo.

“Eu fico muito satisfeito de ter recebido esses dois convites, inclusive tenho reforçado, em todas as agendas que estou tendo com as forças de segurança, que esse nosso compromisso vai ser uma prioridade absoluta. A gente vai combater a criminalidade com mão forte, de forma integrada com todas as polícias, Militar, Civil, Penal, Corpo de Bombeiros e os órgãos federais de seguranças, em uma agenda quase que diária, com metas realmente ousadas, de aumento de efetivo, de investimento na infraestrutura das polícias e na valorização dos policiais. Acho que esse é um remédio que a gente tem que fazer num curto prazo, logo no início do governo, para a gente dar uma resposta urgente a essa demanda da segurança pública, que a sociedade tanto clama”, assegurou Rafael.

Ele ressaltou ainda que essa prioridade na área da segurança passa, além da valorização de todos os profissionais da polícia militar, também passa pelos investimentos, físico e tecnológico, das estruturas das polícias e por políticas sociais efetivas nas comunidades mais atingidas pela criminalidade, principalmente criando oportunidades para os jovens. “Caso contrário, o trabalho da polícia será só enxugar gelo, porque surgirão novos criminosos, que serão atraídos pelas facções”, lamentou Fonteles.

Candidato participou de encontro com profissionais de segurança (Divulgação)

Criação do Sistema Integrado de Controle Administrativo

Nesse primeiro encontro técnico com o comandante da Polícia Militar do Piauí e toda a cúpula da PM, o Coronel Scheiwann Lopes destacou os avanços já ocorridos, principalmente na área de investimento tecnológico, como a criação do Sistema Integrado de Controle Administrativo (SICAD), que faz o controle total da administração e de todo o operacional da PM, e ainda a criação do programa Inform-e, que será lançado em breve pela governadora Regina Sousa, para que a população filme, tire foto e faça a denúncias anônimas para PM, sendo feita essa triagem pelo setor de inteligência.

O comandante-geral da Polícia Militar também pediu maior valorização dos profissionais em relação à remuneração dos militares. “Entregamos um documento para Rafael, com diagnósticos e propostas para melhorar a nossa segurança pública, que é um verdadeiro pacto de aliança pela vida”, disse ele.

O segundo encontro com representantes da segurança pública ocorreu no Clube dos Cabos, Soldados, Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar do Piauí, no bairro Piçarra, foi organizado pelo Coronel Lídio Filho, ex-comandante-geral da Polícia Militar do Piauí.

Na ocasião, o militar disse que passou a admirar mais ainda o candidato a governador do PT quando viu o ex-ministro da Fazenda e ex-presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, em quem já votou para presidente da República, elogiando nacionalmente Rafael Fonteles, quando este ainda era secretário de Fazenda do Piauí e presidente do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz).

“A gente tem que valorizar o que é o nosso, principalmente quando é alguém elogiado por uma pessoa como Henrique Meirelles. E também aproveitamos para reforçar o nosso pedido para se eleito governador valorize a instituição Polícia Militar, pois o Estado só funciona por causa da Polícia Militar, as escolas, os hospitais e o próprio setor de arrecadação do Estado, a Sefaz. Tudo, só funciona com a Polícia Militar, se não tiver não funciona”, enfatizou.

Prioridade número 1

Rafael Fonteles frisou que a segurança será a prioridade número 1 do momento inicial de governo, "pois essa é a principal demanda que constamos em cada conversa que a gente tem. O nosso principal desafio será fazer mais com eficiência”, destacou o candidato do Time do Povo.

Rafael ainda ressaltou que tanto o ex-governador Wellington Dias quanto a atual governadora Regina Sousa deram passos importantes para melhorar a segurança pública do Piauí, como a realização do maior concurso para contratação de policiais de toda história do Estado, além do próprio aumento e de investimentos em tecnologia, dentre outros avanços.

Ele concluiu que está no seu plano de governo a contratação de 4 mil novos policiais, sendo mil homens e mulheres a cada ano, e o fortalecimento da polícia comunitária, visando reforçar a segurança em todo o Estado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES