Renovação nas Prefeituras é de 53,8% no Piauí

Historicamente o pleito municipal tem uma tendência para a reeleição

Renovação nas Prefeituras é de 53,8% no Piauí | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que 126 gestores municipais concorreram à reeleição no Piauí, destes, 103 obtiveram sucesso, com isso, a renovação nas Prefeituras do Estado a partir de 2021 chegará a 53,8%, isto porque serão 120 novos prefeitos no ano que vem.

Vale ressaltar que Teresina também contará com um novo gestor, tendo em vista que o atual prefeito Firmino Filho (PSDB) está no seu segundo mandato. Assim, o comando do município está sendo disputado pelo emedebista Dr Pessoa e por Kleber Montezuma (PSDB).

Jove Oliveira foi uma das eleitas no Piauí, desbancando o prefeito Luiz Menezes (Foto: Raissa Morais)

Historicamente o pleito municipal tem uma tendência para a reeleição, para se ter ideia, em âmbito nacional, a partir dos anos 2000, nas primeiras eleições, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que puderam reeleger seus líderes no pleito atual.

O fenômeno da reeleição é base de estudo da ciência política, em que se analisa uma série de fatores, como a máquina pública, que costuma favorecer os atuais gestores, além disso, há o apontamento de que os prefeitos tem um capital político constituído e a visibilidade nos quatro anos de gestão é outro fator que tende a influenciar positivamente. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES