Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore

Renovação nas Prefeituras é de 53,8% no Piauí

Historicamente o pleito municipal tem uma tendência para a reeleição

Compartilhe

Panorama traçado com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica que 126 gestores municipais concorreram à reeleição no Piauí, destes, 103 obtiveram sucesso, com isso, a renovação nas Prefeituras do Estado a partir de 2021 chegará a 53,8%, isto porque serão 120 novos prefeitos no ano que vem.

Vale ressaltar que Teresina também contará com um novo gestor, tendo em vista que o atual prefeito Firmino Filho (PSDB) está no seu segundo mandato. Assim, o comando do município está sendo disputado pelo emedebista Dr Pessoa e por Kleber Montezuma (PSDB).

Jove Oliveira foi uma das eleitas no Piauí, desbancando o prefeito Luiz Menezes (Foto: Raissa Morais)

Historicamente o pleito municipal tem uma tendência para a reeleição, para se ter ideia, em âmbito nacional, a partir dos anos 2000, nas primeiras eleições, em média, 62% dos que pleiteavam a continuidade no governo obtiveram sucesso. Entretanto, no último pleito, em 2016, esta média caiu para 49%. Isso provocou um aumento na quantidade de cidades que puderam reeleger seus líderes no pleito atual.

O fenômeno da reeleição é base de estudo da ciência política, em que se analisa uma série de fatores, como a máquina pública, que costuma favorecer os atuais gestores, além disso, há o apontamento de que os prefeitos tem um capital político constituído e a visibilidade nos quatro anos de gestão é outro fator que tende a influenciar positivamente. 


Tópicos
Compartilhe
Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar