Tereza Cristina é eleita senadora de MS com 61% dos votos válidos

Até então, Mandeta ficou em segundo lugar, com 15% dos votos. Mais de 77% das urnas foram apuradas.

Tereza Cristina é eleita senadora de MS com 61% dos votos válidos | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Tereza Cristina (PP) foi eleita senadora por Mato Grosso do Sul, neste domingo (2), com 61% dos votos válidos, o que representa mais de 641 mil votos. O resultado foi divulgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com 77% das urnas apuradas. O segundo mais votado foi Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), com 15% dos votos válidos, ou 162 mil votos.

Tereza Cristina liderou todas as pesquisas de intenção de votos desde o início da campanha. 

Tereza Cristina é eleita senadora de MS com 61% dos votos válidos (Foto: Agencia Brasil)Confira o resultado total após 77% das urnas apuradas:

Anizio Tocchio (PSOL): 0,16%

Jeferson Bezerra (Agir): 0%

Juiz Odilon (PSD): 10,90%

Mandetta (União Brasil): 15,46%

Professor Thiago Botelho (PT): 12,34%

Tereza Cristina (PP): 61%

Brancos e nulos: 13%

SENADOR

Neste ano, foram eleitos 27 senadores, apenas um por Unidade da Federação. Cada senador tem um mandato de oito anos. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares; nas eleições de 2026, cada unidade federativa elegerá dois senadores.

Atualmente, Nelsinho Trad (PSD) e Soray Thronicke (União Brasil) são os senadores por Mato Grosso do Sul, além de Simone Tebet (MDB), cujo mandato acaba nesta Legislatura.

QUEM É TEREZA CRISTINA?

Tereza Cristina Correa da Costa Dias tem 68 anos. A nova senadora de Mato Grosso do Sul nasceu em Campo Grande. É engenheira agrônoma e produtora rural.

Ela já foi diretora da Federação de Agricultura e Pecuária do estado (Famasul), secretária estadual de Produção na gestão de André Puccinelli e conclui neste ano o segundo mandato como deputada federal.

Entre 2019 e maio de 2022, Tereza Cristina se licenciou do cargo para ocupar o cargo de ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no governo de Jair Bolsonaro (PL). Inclusive, o atual presidente foi apoiador direto durante toda campanha da senadora em Mato Grosso do Sul.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES