TRE-PI contará com quase 37 mil mesários para atuar nas eleições de 2022

Hugo Leonardo diz que quase 37 mil mesários são convocados para trabalhar no pleito eleitoral.

Mesários | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí vai contar com mais de 37 mil mesários nas eleições de 2022. Segundo Hugo Leonardo, chefe da Seção de Orientação às Zonas Eleitorais, o TRE-PI está em fase de convocação e o prazo final para nomeação é dia 3 de agosto.

Segundo Hugo Leonardo, o TRE recebe um número considerável de pessoas interessadas em trabalhar como mesários. "Inclusive, rebemos um número considerável de voluntários. São pessoas que acessam o link de inscrição, como no balcão", disse Leonardo, enfatizando que grande parte são servidores públicos.

Hugo Leonardo explica que algumas pessoas que dispensam a convocação para trabalhar no pleito eleitoral justificam problemas de saúde. "Mas é uma minoria, pois são muitas as vantagens para quem atua como mesário no dia da eleição", declara e cita, por exemplo, que a lei estadual 6.882 confere isenção de taxa em concurso público para quem trabalha como mesário.

Mesários terão isenção de taxa para inscrição em concurso público (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Treinamento

Hugo Leonardo informa ainda que todos os mesários passam por treinamentos realizados na modalidade presencial e virtual. O presencial ocorre o cartório e será realizado em setembro e o treinamento via aplicativo e no portal educação do TSE será realizado a partir do dia 15 de agosto.

Durante o treinamento, segundo Hugo Leonardo, os mesários são capacitados com noções de resolução de conflitos, com orientações sobre desinformação e como atender o eleitor com deficiência. "O treinamento não é só para operar equipamentos, mas também tem orientação sobre atencimento e lidar com situações e desmistificar algumas fake news", disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES