Valença do Piauí: Carmelina tem 28,67% e Marcelo Costa 26,67%

A atual prefeita Ceiça Dias aparece com 17,67% das intenções de voto na Pesquisa Amostragem, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro

Carmelina, Marcelo e Ceiça disputam a Prefeitura | Reprodução TSE
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A candidata do PTB Carmelina do Ó largou na liderança na disputa pela Prefeitura de Valença do Piauí, é o que indica a pesquisa do Instituto Piauiense de Opinião Pública - Amostragem, realizada entre os dias 28 e 30 de setembro com 300 eleitores no munícipio.  Carmelina do Ó é esposa do atual prefeito de Pimenteiras, Venício do Ó (PTB), que foi reeleito em 2016 e teve uma gestão bastante elogiada no município. 

Três candidatos disputam a Prefeitura de Valença do Piauí

Com margem de erro de 5,54% para mais ou para menos, na mensuração estimulada, ou seja, quando são apresentados os nomes dos candidatos, Carmelina do Ó aparece com 28,67% das intenções de voto; seguida pelo candidato do Progressistas Marcelo Costa, que aparece com 26,67% das intenções. Na terceira posição na pesquisa surge a candidata do Solidariedade Ceiça Dias, com 17,67% das intenções. Ao todo, 19,33% não souberam ou não quiseram opinar; 6,67% dos entrevistados indicaram que não optariam por nenhum dos candidatos apresentados; e 1% votariam em branco ou nulo. 

Quando se considera apenas os votos válidos, ou seja, excluindo os brancos/nulos e os que não opinaram, Carmelina do Ó fica na primeira posição com 39,27%; na sequência aparece o candidato Marcelo Costa com 36,53% das intenções de votos e na terceira posição aparece a candidata Ceiça Dias (Solidariedade), com 24,20% das intenções. 

A pesquisa foi contratada pelo Partido Trabalhista Brasileiro, sendo registrada na Justiça Eleitoral com o número PI – 05649 / 2020.

Eleitores de Carmelina são os mais decididos da intenção de voto

O Instituto Amostragem ainda mensurou a firmeza da intenção de voto estimulada para prefeito. Neste sentido, os entrevistados que demonstraram a intenção de votar na candidata Carmelina do Ó são os que estão mais decididos, 76,74% afirmaram que não mudam para outro candidato; 23,26% indicaram que ainda podem mudar. 

Já entre os eleitores entrevistados que afirmaram que irão votar em Marcelo Costa, 71,25% disseram que não mudam de candidato, 27,50% indicaram que ainda podem mudar e 1,25% não souberam ou não opinaram. 

Por sua vez, entre os entrevistados que afirmaram que votarão em Ceiça Dias, 64,15% indicaram que não mudam de candidata, 33,96% afirmaram que ainda podem mudar e 1,89% não souberam ou não opinaram. 

Carmelina tem a menor rejeição e Ceiça Dias a maior

A pesquisa do Instituto Amostragem ainda mensurou a rejeição dos candidatos à Prefeitura de Valença do Piauí com os entrevistados; neste recorte, a atual prefeita Ceiça Dias (Solidariedade) possui a maior rejeição: 59,33%; em seguida aparece Marcelo Costa (Progressistas), que é rejeitado por 20,33% dos entrevistados. A candidata do PTB, Carmelina do Ó, possui a menor rejeição entre os concorrentes ao Executivo municipal, com 13,33%. Outros 11,33% indicaram que não rejeitam nenhum dos nomes; 2,67% afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 1,67% não sabem ou não opinaram. 

Também foi questionado aos entrevistados sobre a reeleição da atual prefeita Ceiça Dias, 71,33% indicaram que ela não mereceria; 19,67% indicaram que ela merece e 9,00% não souberam ou não quiseram opinar. 

Quanto a avaliação do Governo Municipal, 74,67% dos entrevistados o reprovam e 17,67% aprovam; enquanto 7,67% não sabem ou preferiram não opinar. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES