Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas no 2º turno

Governador desde 2019, Wilson Lima é jornalista e apresentava, em uma TV local, o programa Alô Amazonas, onde ganhou notoriedade.

Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas no 2º turno | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), foi reeleito hoje para mais quatro anos no cargo. Apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), Lima disputava o segundo turno das eleições com senador Eduardo Braga (MDB), que acabou derrotado. Wilson teve 56,67%, contra 43,33% de Braga.

Governador desde 2019, Wilson Lima é jornalista e apresentava, em uma TV local, o programa Alô Amazonas, onde ganhou notoriedade. Foi eleito para o Palácio Rio Negro em 2018, pelo PSC, mas deixou a legenda em março deste ano para se filiar ao União Brasil, fusão do DEM com o PSL. Ele nasceu em Santarém (PA) em 1976 e terá 46 anos ao assumir seu segundo mandato consecutivo. 

Wilson Lima é reeleito governador do Amazonas no 2º turno 

Em setembro do ano passado, Lima tornou-se réu no STJ (Superior Tribunal de Justiça) sob acusação de crimes praticados no contexto do enfrentamento à pandemia da covid-19, em 2020.

Ele tem uma gestão marcada por colapsos do sistema de saúde na pandemia de coronavírus, crises ambientais, na segurança pública e suspeitas de corrupção. No auge das internações em decorrência da covid-19, Manaus enfrentou a falta de oxigênio nos hospitais, resultando em mortes de pacientes. A dez dias do primeiro turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou apoio a Lima, em ato realizado em Manaus, durante um comício na capital. No evento, o governador tentou fazer uma fala, mas foi vaiado e acabou recuando. 

Houve ainda a apreensão às vésperas do primeiro turno de 51 cheques pela Polícia Federal, totalizando R$ 21,5 mil. A campanha do governador negou compra de votos e conseguiu reaver o material.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES