'Eles não podem fazer p... nenhuma', disse Cid a oficial sobre fim de acampamentos

Mensagem foi enviada pelo então ajudante de ordens de Bolsonaro a um oficial do Exército no RS, que se mostrou preocupado com desmonte da estrutura.

'Eles não podem fazer p... nenhuma', disse Cid a oficial sobre fim de acampamentos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na investigação que culminou na Operação Tempus Veritatis, a Polícia Federal (PF) destacou mensagens do tenente-coronel Mauro Cid, na época ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) na Presidência, que evidenciam "apoio de militares a manifestações antidemocráticas" em frente a quartéis.

Em resposta a um oficial do Exército que expressou preocupação com uma recomendação do Ministério Público Federal, Cid orientou seu interlocutor a ignorar o órgão.

O procurador da República Fabiano de Moraes havia recomendado que fosse desmontada a estrutura usada por manifestantes golpistas que acampavam em frente a uma unidade do Exército em Caxias do Sul (RS).

"Cara, vou ser bem sincero contigo. Tá recomendado... manda se foder! Recomenda... está recomendado. Obrigado pela recomendação (...) Eles [o MPF] não podem multar. Eles não podem prender. Eles não podem fazer porra nenhuma. Só vão encher o saco. Mas não vão fazer nada, não", disse Cid em áudio transcrito pela PF e obtido pelo blog da jornalista Andréia Sadi.

O áudio foi enviado ao tenente-coronel Alex de Araújo Rodrigues, à época subcomandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea. Ele pediu ajuda a Cid porque, em suas palavras, "o MPF está colocando a gente contra a parede".

Rodrigues chegou a compartilhar com Cid o texto da recomendação feita pelos procuradores de Caxias do Sul. O documento recomendava à unidade militar que fossem adotadas providências para retirar banheiros químicos, tendas e barracas usadas pelo manifestantes, que estavam ocupando uma área da União.

O MPF dizia, na recomendação, que a ocupação da área militar ocorria "de forma permanente e indevida, por manifestantes que incitam animosidade das Forças Armadas contra os poderes constituídos".

Diante da resposta de Cid, Rodrigues pede para o então ajudante de ordens avisar "Alves" sobre a orientação, pois esse estaria "desesperado" com a iniciativa do MPF. Segundo a PF, "Alves" seria o tenente-coronel Anderson dos Santos Alves, comandante do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea.

Segundo a investigação, a conversa entre Cid e Rodrigues é um dos elementos que demonstram que militares anuíram com os acampamentos golpistas — de onde, posteriormente, saíram os manifestantes que depredaram as sedes dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023, no caso de Brasília.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES