Elmano busca solução para crise no Parque da Serra da Capivara

Foram discutir sobre a novo termo de pareria com FUNDHAM

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o propósito de buscar soluções para o impasse da crise financeira do Parque Nacional da Serra da Capivara, o senador Elmano Férrer (PTB) esteve reunido na manhã desta quarta-feira (5) com o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Cláudio Carrera Maretti. Durante a audiência, que também contou com a presença do deputado federal Paes Landim (PTB), foram discutidas questões sobre repasses de recursos, através do novo termo de parceria com a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM).

Na reunião, o senador apresentou as sugestões da presidente da FUMDHAM, Niède Guidon, da necessidade de repasses para que a infraestrutura turística continue funcionando e os patrimônios cultural e ambiental do Parque estejam conservados. Ele ressaltou a importância do Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato para o Piauí. “O Parque tem um grande potencial turístico, mostrando-se como uma alternativa econômica para a geração de emprego e renda sem a degradação ambiental na região. É preciso ressaltar o trabalho desenvolvido pela Niède, em ser uma grande incentivadora da preservação de um dos mais importantes patrimônios culturais pré-históricos e ambientais do mundo”, disse o senador.

Segundo o presidente do ICMBio, Cláudio Carrera Maretti, a proposta é dar continuidade aos repasses. Ele afirmou que na ordem de importância para o órgão, o Parque Nacional da Serra da Capivara é o segundo, ficando atrás somente do Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Maretti destacou que o repasse de custeio nos últimos cinco anos foi na ordem de R$ 10 milhões, e sugeriu que sejam realizadas novas parcerias para captação de recursos para o Parque, com outros órgãos.

Na próxima semana, o senador Elmano Férrer e o deputado federal Paes Landim terão uma audiência com a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. Na oportunidade, apresentarão as necessidades do Parque Nacional da Serra da Capivara.

Aeroporto

Outro tema debatido pelo senador Elmano Férrer e deputado Paes Landim com o diretor do ICMBio foi a necessidade de promover o turismo da região, como forma de aumentar os recursos, que auxiliarão na preservação do Parque. Para isso, é necessária a conclusão do Aeroporto de São Raimundo Nonato e parcerias com empresas áreas para difundir o potencial turístico da região. 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES