Em 1º voto no STF, Flávio Dino é favorável sobre ação de uberização

Com o voto de Dino, o STF chega ao placar de 2 votos a 0 favoráveis.

Ministro Flávio Dino | Valter Campanato/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro voto proferido por Flávio Dino como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira, 27, foi favorável à unificação nacional do entendimento sobre o vínculo de emprego entre motoristas de aplicativo e a plataforma Uber.

Com o voto de Dino, o STF chega ao placar de 2 votos a 0 favoráveis ao reconhecimento de repercussão geral, mecanismo em que todo o Judiciário é obrigado a seguir o entendimento do STF depois do julgamento de uma causa. O julgamento ocorre no plenário virtual e será encerrado no dia 1° de março.

Depois da decisão sobre o reconhecimento da repercussão geral, o Supremo determina novo julgamento para decidir definitivamente sobre a validade do vínculo de emprego dos motoristas com os aplicativos.

Hoje, grande parte das decisões proferidas pela Justiça do Trabalho reconhecem vínculo empregatício, no entanto, o Supremo tem decisões contrárias. Em dezembro de 2023, a Primeira Turma chegou ao entendimento de que não há vínculo com as plataformas. Foi o mesmo entendimento  tomado pelo plenário em decisões válidas para casos concretos.

Segundo o voto proferido pelo relator, ministro Edson Fachin, é preciso uma definitiva do STF sobre a uberização. No Brasil, cerca de 10 mil ações versam sobre o tema.

"As disparidades de posicionamentos, ao invés de proporcionar segurança e orientação, agravam as incertezas e dificultam a construção de um arcabouço jurídico estável e capaz de oferecer diretrizes unívocas para as cidadãs e cidadãos brasileiros”, afirmou Fachin. (Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES