Em ano eleitoral, CPIs se arrastam no Congresso

Os governistas optaram por blindar autoridades ligadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criadas com o objetivo de investigar esc?ndalos do governo federal, as CPIs das ONGs e dos Cart?es Corporativos se arrastam sem resultados e a oposi??o j? ame?a abandon?-las.

Em ano eleitoral, os governistas optaram por blindar autoridades ligadas ao presidente Luiz In?cio Lula da Silva nas apura?es, enquanto a oposi??o tenta evitar que den?ncias contra a gest?o tucana de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) sejam ventiladas.

Mesmo sem admitir oficialmente a paralisia nos trabalhos, a oposi??o ajudou a aprovar na CPI mista (com deputados e senadores) dos Cart?es Corporativos cronograma de trabalhos do relator Luiz S?rgio (PT-RJ) que posterga as investiga?es da comiss?o.

Na primeira etapa, que come?a nesta semana, a comiss?o pretende apenas reunir informa?es sobre o uso dos cart?es corporativos no governo. Os ministros Jorge Hage (Controladoria Geral da Uni?o), Paulo Bernardo (Planejamento) e o ex-ministro do Or?amento Paulo Paiva, da gest?o FHC, ser?o ouvidos esta semana.

"O cronograma foi preparado com essa estrat?gia de protelar as investiga?es. Esses primeiros depoimentos de ministros da CGU [Controladoria Geral da Uni?o] e do TCU [Tribunal de Contas da Uni?o] n?o v?o levar a nada", disse o senador ?lvaro Dias (PSDB-PR).

O l?der do PSDB, Arthur Virg?lio (AM), avaliou que ainda ? cedo para afirmar se h? uma falta de empenho nas investiga?es na CPI dos Cart?es. "D? para desconfiar, mas n?o podemos afirmar seguramente. A comiss?o acaba de iniciar seus trabalhos", disse. "Mas, de nossa parte, queremos descobrir quem s?o todos os cretinos que fizeram gastos irregulares, seja de FHC ou de Lula."

Na CPI das ONGs, o esvaziamento ? ainda maior. Instalada desde outubro, a comiss?o n?o aprovou nenhum requerimento de quebra de sigilo banc?rio ou telef?nico.

Esp?cie de l?der governista na comiss?o, o senador Sib? Machado (PT-AC) disse ontem que "n?o v? motivos" para quebrar sigilos de nenhuma entidade. "N?o d? para quebrar sigilo s? por querer. Tem de fundamentar", disse.

Integrante da CPI dos Cart?es, o senador Dem?stenes Torres (DEM-GO) acha que a oposi??o est? desarticulada. "N?s sempre formos minoria, mas desta vez tem faltado combatividade. H? um certo receio, sobretudo do PSDB, de investigar a fundo a gest?o FHC para que n?o sejam feitas compara?es com o governo atual."

Senadores da oposi??o j? amea?am abandonar as CPIs caso n?o consigam aprovar requerimentos de quebras de sigilo nas duas CPIs. "N?o h? porque se continuar legitimando uma farsa", afirmou Dias.

Dem?stenes defende que a poss?vel sa?da da CPI seja uma decis?o partid?ria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES