Em Brasília, deputados homenageiam os 300 anos da cidade de Oeiras

Homenagem foi proposta pelo deputado federal Assis Carvalho

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (29) sessão solene em homenagem ao 300º aniversário da cidade de Oeiras (PI). A homenagem foi solicitada pelos deputados Assis Carvalho (PT-PI) e Carlos Zarattini (PT-SP).

Assis Carvalho destacou a reconhecida importância cultural da cidade no cenário piauiense e brasileiro.

“Oeiras é uma fonte inesgotável de cultura. Poetas, músicos, escritores e artesões. Hoje, também é reconhecida com patrimônio cultural nacional (tombada, em 2012, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan) e capital da fé. Oeiras preserva cultura e tradição”, disse.

O deputado também lembrou que o nome da cidade foi dado pelo primeiro governador João Pereira Caldas, em 1761, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, então Conde de Oeiras (Portugal).

O governador Wellington Dias disse que a educação em Oeiras possui uma significativa importância. “Oeiras é o berço da educação do estado. Muitas das vagas de concursos já sabem que vão ficar para os oeirenses”, afirmou.

Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ressaltou a importância do passado para a cidade.

“Oeiras é a mais antiga cidade do Piauí e foi capital, da então província, até 1852. Do passado, chegaram expressões de cultura popular e uma forte tradição religiosa, o que lhe garantiu o epíteto de capital da fé”, disse.

Maia também citou dados do censo de 2014 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para destacar a cidade.

“Oeiras possui pouco mais de 36 mil habitantes. Porém, está situada em uma área de influência onde moram e circulam cerca de 100 mil pessoas. É um polo da economia regional”, afirmou.

Origens

Em 1697, no vale do Riacho Mocha, o padre jesuíta Miguel Carvalho construiu uma capela à Nossa Senhora da Vitória na sede da Fazenda Cabrobó. O espaço cresceu e tornou-se Vila da Mocha. Após 20 anos, em 26 de dezembro de 1717, a autonomia da Província do Piauí, decretada por Carta Régia, foi confirmada com a instalação oficial da Câmara do Senado na Vila, que seria precursora da cidade de Oeiras.

Apenas em 1759, a Vila da Mocha nomeia o primeiro governador da Província do Piauí, João Pereira Caldas. Após dois anos, em 1761, a Vila é atribuída à condição de cidade e recebe o nome de Oeiras, em homenagem ao ministro português Sebastião José de Carvalho e Melo, então Conde de Oeiras (Portugal).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES