Em carta, OAB cobra a indicação de ministro para STF

Ophir Cavalcante, cobrou da chefe do Executivo federal a indicação de um novo ministro para o Supremo

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em carta endereçada nesta quinta-feira à presidente Dilma Rousseff, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, cobrou da chefe do Executivo federal a indicação de um novo ministro para o Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte está incompleta desde agosto, quando o ministro Eros Grau foi aposentado compulsoriamente por ter completado 70 anos.

Com uma cadeira vaga e dez ministros na sua atual composição, o STF já se deparou com empates em julgamentos importantes, como o que analisava a abrangência e validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições do ano passado. Com dois empates consecutivos naquele processo, o ministro Marco Aurélio Mello chegou a sugerir, ironicamente, que se convocasse para votar na ação da Ficha Limpa o então presidente Lula, para ele o responsável pelo impasse de cinco votos a cinco sobre o futuro da legislação sobre inelegibilidades.

"Em agosto do ano passado, formalizamos junto ao Exmo. Sr. Presidente da República solicitação para que a indicação do nome à vaga decorrente da aposentadoria do Ministro Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF) se desse com a maior brevidade, expressando preocupação da Advocacia brasileira ante a insegurança jurídica que a situação poderia causar. Chegamos ao término do governo anterior, contudo, sem nenhuma iniciativa nesse sentido. Ao se completar 180 dias de vacância do cargo, reiteramos o pedido a Vossa Excelência, na expectativa de uma solução que permita, o quanto antes, o retorno daquela Corte à normalidade funcional", diz o presidente da OAB na carta à Dilma.

Não existe prazo para que a presidente indique o novo ministro do STF.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES